F1 – Há 10 anos: Relembre o GP do Brasil de 2007

domingo, 12 de novembro de 2017 às 8:05

kimi-2007 Kimi Mattia Raikkonen, 28 anos recém-completados, conseguiu em Interlagos o que quase ninguém esperava, conquistou o seu primeiro título mundial de Fórmula 1 com uma vitória no Grande Prêmio do Brasil. Para vencer a corrida, o finlandês completou as 71 voltas em 1h28min15s751, ficando a 1s4 do segundo colocado, seu companheiro de equipe, Felipe Massa. Fernando Alonso (McLaren) foi o terceiro colocado.

Nico Rosberg (Williams) foi o quarto, seguido da dupla da BMW, Robert Kubica e Nick Heidfeld, quinto e sexto colocados. Completaram os pilotos que pontuaram hoje Lewis Hamilton (McLaren) e Jarno Trulli (Toyota). Rubens Barrichello (Honda) abandonou.

Na largada, Massa manteve a primeira posição com Kimi logo atrás dele, Alonso tomou o terceiro lugar de Hamilton e logo em seguida, o inglês cometeu seu primeiro e fatal erro, ao sair da pista na descida do lago e cair para o fim do pelotão. Na segunda volta, Giancarlo Fisichella (Renault) e Sakon Yamamoto (Spyker) bateram e a prova para ambos terminou ali. Na quarta volta, Hamilton errou numa tentativa de ultrapassagem sobre Heidfeld e na 7ª passagem, o inglês da McLaren estava bastante lento na pista, aparentando ter algum tipo de problema. Na frente a Ferrari pintava de vermelho as duas primeiras posições com Massa e Kimi. Alonso perdeu a terceira posição para Kubica.

Na nona volta, Barrichello recebeu uma punição por uma queima de largada e Lewis vinha recuperando-se de seus problemas. Nesta altura da prova, Alonso faria a festa. Na volta 20, Massa fez seu primeiro pit e Kimi assumiu pela primeira vez a liderança com a primeira colocação voltando para o brasileiro logo depois. Hamilton ia sofrendo com sua peregrinação nas colocações inferiores da prova e o espanhol vinha em terceiro e novamente perderia o terceiro posto para o polonês da BMW.

A partir da 36ª volta, Kimi começou a ser constantemente o mais rápido na pista, mesmo estando então na segunda posição. Massa era o líder e Alonso era o terceiro, só que ele estava muito distante do finlandês. Na 41ª volta, Rubinho conquistou a marca mais negativa de sua carreira ao abandonar a prova e passar um ano inteiro sem somar um ponto sequer. Na volta 50, Massa fez sua segunda parada e o mundial de pilotos de 2007 foi decidido de vez ali, com Kimi assumindo em definitivo a liderança. Massa fez uma volta na 54ª passagem para permitir que Raikkonen voltasse de sua parada na ponta. Nesta altura Hamilton estava em oitavo e apenas um milagre poderia dar o título a ele.

Na volta 65, Jarno Trulli (Toyota), que estava na frente de Lewis, fez sua última parada de box e com isso o inglês da McLaren ganhou o sétimo lugar, só que ele ainda dependia de um eventual enrosco entre os pilotos que estavam na sua frente Kubica, Rosberg e Heidfeld para que ele pudesse ao menos subir para o quinto lugar e melar a mais que provável festa de Kimi. Porém, o alemão da Williams conseguiu ultrapassar o polonês da BMW. Alonso não tinha forças para conseguir alcançar Massa e Lewis amargava o sétimo lugar desperdiçando a chance de ser o primeiro estreante, mais jovem e oriundo da raça negra a ser campeão mundial.

Kimi, que por diversas vezes teve azares, quebras inesperadas e que vinha de dois vices, finalmente fez festa, recebendo a bandeirada como vencedor do Grande Prêmio do Brasil e campeão mundial de Fórmula 1.

Confira a colocação final do Grande Prêmio do Brasil de 2007.

Pos Piloto Equipe Tempo
1 Kimi Raikkonen Ferrari 1h28min15s270
2 Felipe Massa Ferrari a 1.493
3 Fernando Alonso McLaren a 57s019
4 Nico Rosberg Williams a 1min02.848
5 Robert Kubica BMW a 1min10s957
6 Nick Heidfeld BMW a 1min11s317
7 Lewis Hamilton McLaren a 1 volta
8 Jarno Trulli Toyota a 1 volta
9 David Coulthard Red Bull a 1 volta
10 Kazuki Nakajima Williams a 1 volta
11 Ralf Schumacher Toyota a 1 volta
12 Takuma Sato Super Aguri a 2 voltas
13 Vitantonio Liuzzi Toro Rosso a 2 voltas
14 Anthony Davidson Super Aguri a 3 voltas
15 Adrian Sutil Spyker a 28 voltas
16 Rubens Barrichello Honda a 31 voltas
17 Heikki Kovalainen Renault a 36 voltas
18 Sebastian Vettel Toro Rosso a 37 voltas
19 Jenson Button Honda a 51 voltas
20 Mark Webber Red Bull a 57 voltas
21 Sakon Yamamoto Spyker a 69 voltas
22 Giancarlo Fisichella Renault a 69 voltas

SV – www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.