Há 10 anos: Relembre o GP do Brasil de 2004

domingo, 9 de novembro de 2014 às 8:10

gp brasil 2004 montoyaRaikkonen completa a dobradinha que a McLaren terá como dupla em 2005; Barrichello sobe ao pódio em terceiro; Massa termina em oitavo

Enfim terminou o jejum de pontos dos brasileiros em Interlagos, mas o de vitória ainda persiste. O último GP da temporada 2004 foi vencido por Juan Pablo Montoya, que fez sua despedida da Williams. Em 2005, o colombiano guiará para a McLaren, que obteve o segundo lugar com Kimi Raikkonen. Rubens Barrichello, o pole position, completou o pódio da etapa brasileira.

A última corrida do ano foi marcada pela loteria do clima, que deixou a pista úmida momentos antes da largada. Quase todos iniciaram a prova com pneus intermediários, com exceção dos carros da Renault e de David Coulthard, da McLaren.

Na largada, Raikkonen tomou a ponta e se manteve nela até a terceira volta, quando Rubens Barrichello recuperou o primeiro posto. Com a trégua da leve chuva, a pista logo secou e todos os que estavam com os compostos intermediários retornaram aos boxes. Sorte de Alonso, que assumiu a liderança graças à aposta de largar com pneus de piso seco.

As novas condições do circuito, porém, não foram favoráveis às equipes que correm com os pneus Bridgestone. De líder, Barrichello passou a oitavo e teve de fazer uma corrida de recuperação. O mesmo drama viveu Felipe Massa, que largou em quarto e chegou a liderar a prova com a parada dos primeiros colocados. Ao final das 71 voltas, o piloto da Sauber também contribuiu para o fim do jejum de pontos dos brasileiros ao receber a bandeirada da top model Gisele Bündchen em oitavo.

Montoya, que chegou a sua quarta vitória na categoria, assumiu a liderança do GP do Brasil após o primeiro pit-stop de Alonso. Antes, ao deixar os boxes depois de fazer sua primeira parada, o colombiano quase tocou rodas com Raikkonen, que seria seu principal adversário em Interlagos.

A ameaça de duelo entre os pilotos da McLaren de 2005 aconteceu no terço final da corrida, depois da última parada de Raikkonen. O finlandês chegou a ficar a menos de meio segundo de Montoya, mas não conseguiu efetuar qualquer manobra sobre o colombiano, que venceu pela primeira vez no ano com uma vantagem de 1s022 sobre seu novo companheiro de equipe.

Dos demais que pontuaram, o melhor foi Alonso, o quarto colocado. Ralf Schumacher, também em despedida da Williams – correrá na Toyota em 2005 –, terminou em quinto, seguido por Takuma Sato, o japonês da BAR, e por Michael Schumacher, que largou em 18º, rodou no início da prova e ainda marcou dois pontos com o sétimo lugar.

Outro piloto em despedida no Brasil, David Coulthard encerrou sua trajetória de 150 corridas pela McLaren com um discreto 11º lugar. Ricardo Zonta, que deve seguir como piloto de testes da Toyota em 2005, finalizou a prova em 13º.

Decepção no Brasil foi a Jaguar, que viu seus dois pilotos baterem no GP que marcou a extinção da equipe verde. Mark Webber abandonou após o toque com Christian Klien. O australiano seguiu na prova, mas terminou apenas em 14º.

E assim se encerrou a temporada 2004 da F1, cujos campeões absolutos foram Michael Schumacher e a Ferrari, vencedores de 13 corridas – a equipe italiana ainda comemorou mais duas vitórias com Barrichello.

Confira o resultado final do GP do Brasil:

Pos Piloto Equipe Voltas/Dif
1 Juan Pablo Montoya Williams-BMW 71 voltas em 1h28min01s451
2 Kimi Raikkonen McLaren-Mercedes a 1s022
3 Rubens Barrichello Ferrari a 24s099
4 Fernando Alonso Renault a 48s908
5 Ralf Schumacher Williams-BMW a 49s740
6 Takuma Sato BAR-Honda a 50s248
7 Michael Schumacher Ferrari a 50s626
8 Felipe Massa Sauber-Petronas a 1min02s310
9 Giancarlo Fisichella Sauber-Petronas a 1min03s842
10 Jacques Villeneuve Renault a 1 volta
11 David Coulthard McLaren-Mercedes a 1 volta
12 Jarno Trulli Toyota a 1 volta
13 Ricardo Zonta Toyota a 1 volta
14 Christian Klien Jaguar-Cosworth a 2 voltas
15 Timo Glock Jordan-Ford a 2 voltas
16 Zsolt Baumgartner Minardi-Cosworth a 4 voltas
17 Gianmaria Bruni Minardi-Cosworth a 4 voltas

SV – www.autoracing.com.br


Tags
,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.