Relembre o GP da Itália de 2003 09/09/2004

segunda-feira, 22 de novembro de 2010 às 21:29
Duelo entre Montoya e Schumacher

Confira a seguir a matéria do último GP da Itália, disputado no dia 14 de setembro, que marcou a 50ª vitória de Michael Schumacher pela Ferrari, a então 69ª conquista da carreira do alemão e seu quarto triunfo em Monza:

Depois de cinco corridas longe do topo mais alto do pódio, Michael Schumacher voltou a reinar em um GP, e na casa da Ferrari. O pentacampeão conquistou neste domingo (14) a vitória na prova de Monza, a última etapa européia do campeonato, e passa a respirar um pouco mais aliviado para as duas últimas corridas do ano. Juan Pablo Montoya terminou em segundo, seguido por Ruben Barrichello, que completou o pódio italiano.

A briga pelo título ficou acirrada logo na primeira volta, quando o colombiano da Williams, segundo colocado no grid, partiu para cima do pole position e vencedor do Grande Prêmio. Montoya atacou Schumacher na segunda chicane do circuito, ficou lado a lado com o alemão, mas não teve êxito na manobra.

O duelo pelo primeiro lugar só voltou a esquentar depois da primeira parada para pit-stop. A vantagem do alemão para Montoya antes do reabastecimento e da troca de pneus – cerca de cinco segundos – caiu para três e chegou a nove décimos no momento em que o piloto a Williams entrou para seu segundo pit.

No trecho final da prova, entretanto, há 15 voltas para a bandeirada, Montoya perdeu contato com Schumacher, que ganhou fôlego para vencer pela 50ª vez com a Ferrari, chegando a 69ª conquista de sua carreira, a quinta desta temporada.

Barrichello ameaçou a posição de Montoya nas primeiras voltas, mas ao término da prova teve de controlar o ataque de Kimi Raikkonen, quarto colocado no final do GP. Marc Gené, substituto de Ralf Schumacher, concluiu a prova em quinto, seguido por Jacques Villeneuve e Mark Webber, respectivamente.

Apenas um incidente foi registrado na corrida. Na largada, Fernando Alonso “atropelou” o carro de Justin Wilson, da Jaguar. O espanhol da Renault largou na última posição, parou nos boxes para reparar seu carro, durante a prova passou reto em uma chicane, causou mais alguns danos em seu equipamento e mesmo assim marcou um ponto com o oitavo lugar.

O brasileiro Cristiano da Matta não completou a corrida. O pneu traseiro esquerdo de sua Toyota furou na terceira volta da prova, quando o mineiro freava para o contorno da Parabólica, última curva do circuito italiano.

A situação no campeonato, a duas provas do encerramento do mundial, ficou um pouco menos apertada entre os três primeiros colocados. A diferença de Schumacher para Raikkonen, o terceiro da tabela com 75 pontos, é agora de sete pontos, mas ainda há 20 em jogo. Entre o alemão da escuderia italiana e Montoya, o vice, o placar é 82 a 79.

Apenas os três primeiros da tabela podem ser campeões. Ralf, Barrichello, Alonso e Coulthard não têm mais chances matemáticas para a conquista do campeonato. O brasileiro da Ferrari ocupa no momento a quinta posição, com 55 pontos.

No mundial de construtores, a Williams manteve a liderança, mas a Ferrari encostou, ficando a quatro pontos da equipe inglesa (141 a 137). A McLaren segue em terceiro com 120.

A próxima etapa do campeonato acontece daqui a duas semanas, em Indianápolis; o GP dos Estados Unidos.

Confira o resultado final do GP da Itália:
1) Michael Schumacher (ALE/Ferrari), 53 voltas
2) Juan Pablo Montoya (COL/Williams-BMW), a 5s2
3) Rubens Barrichello (BRA/Ferrari), a 11s8
4) Kimi Raikkonen (FIN/McLaren-Mercedes), a 12s8
5) Marc Gené (ESP/Williams-BMW), a 27s8
6) Jacques Villeneuve (CAN/BAR-Honda), a 1 volta
7) Mark Webber (AUS/Jaguar-Cosworth), a 1 volta
8) Fernando Alonso (ESP/Renault), a 1 volta
9) Nick Heidfeld (ALE/Sauber-Petronas), a 1 volta
10) Giancarlo Fisichella (ITA/Jordan-Ford), a 1 volta
11) Zsolt Baumgartner (HUN/Jordan-Ford), a 2 voltas
12) Nicolas Kiesa (DIN/Minardi-Cosworth), a 2 voltas
13) Heinz-Harald Frentzen (ALE/Sauber-Petronas), a 3 voltas

Não Completaram:
David Coulthard (ESC/McLaren-Mercedes), 45 voltas
Olivier Panis (FRA/Toyota), 35 voltas
Jos Verstappen (HOL/Minardi-Cosworth), 27 voltas
Jenson Button (ING/BAR-Honda), 24 voltas
Cristiano da Matta (BRA/Toyota), 3 voltas
Justin Wilson (ING/Jaguar-Cosworth), 2 voltas
Jarno Trulli (ITA/Renault), 0 voltas

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