Relembre o GP da Inglaterra de 2003 08/07/2004

segunda-feira, 22 de novembro de 2010 às 21:19
Pódio em Silverstone

O GP da Inglaterra de 2003 registrou a primeira vitória de Rubens Barrichello na temporada do ano passado, a segunda do brasileiro marcada pela presença de um “maluco” torcedor na pista. Outro destaque da prova, uma das mais agitadas do certame, foi Cristiano da Matta, da Toyota, que andou na primeira posição por 17 voltas.

Confira a seguir como foi a etapa de Silverstone de 2003, reprisada pelo “Autoracing”:

“Leia a Bíblia, a Bíblia está sempre certa”. É o que dizia o cartaz do maluco que invadiu a pista de Silverstone, palco da melhor corrida das 11 já disputadas em 2003. A incrível vitória ficou com o brasileiro Rubens Barrichello. O piloto da Ferrari – pole position do GP – perdeu duas posições na largada, mas guiou com muita competência para chegar à sua primeira conquista deste ano, a sexta da carreira. Juan Pablo Montoya (Williams) terminou em segundo, e Kimi Raikkonen (McLaren) completou o pódio na terceira posição.

O GP foi marcado pela intensa disputa por posições, participação do Safety Car, louco na pista, dois brasileiros liderando a prova e os dois terminando na zona de pontos. A primeira intervenção do carro madrinha foi na quinta volta, devido a partes da carenagem da McLaren de David Coulthard que ficaram na pista em posição perigosa para os pilotos. Nesse momento, Jarno Trulli (Renault) liderava, seguido por Raikkonen e Barrichello. Com a relargada, as posições se mantiveram inalteradas até a chegada do momento de maior perigo do fim de semana.

Um fanático religioso, vestido a caráter escocês, invadiu a pista com um cartaz na mão e foi ao encontro dos carros. Novamente o Safety Car foi acionado e, enquanto o insano era detido pelos bandeirinhas, a confusão prosseguia nos boxes, pois a grande maioria dos pilotos foi fazer seus pit-stops.

As posições ficaram todas emboladas com a relargada. Cristiano da Matta, que parou no box antes da segunda bandeira amarela, assumiu a liderança. Foi a primeira vez que a Toyota andou na frente com seus pilotos – Panis passou a ser o segundo. Barrichello caiu para oitavo e Michael Schumacher despencou para a 14º posição. O mineiro da equipe japonesa liderou por mais de 15 voltas e não se intimidou com a pressão de Raikkonen, que tentava tomar o primeiro lugar.

Com a segunda rodada de pit, Raikkonen chegou ao primeiro lugar, só que por pouco tempo. Barrichello, que retardou ao máximo sua parada, descontou a diferença de 9s que o separava do finlandês. Na 39ª volta, quando voltava à pista com pneus novos e tanque cheio, foi para o ataque em cima do Ice Man, que derreteu.

Na 41ª passagem, o brasileiro da escuderia italiana pressionou Raikkonen ao máximo e fez uma bela ultrapassagem para assumir a ponta e não perder mais. Raikkonen ainda perderia o segundo lugar para Montoya, depois de cometer um erro e ter dado um passeio na área de escape.

O alemão do time de Maranello não subiu ao pódio, mas conseguiu pontos preciosos. Com o quarto lugar, Schumacher perdeu apenas um ponto que tinha de vantagem sobre Kimi, o vice-líder do certame. A diferença, agora, é de sete (69 a 62).

Da Matta, após andar em primeiro e em terceiro, conseguiu mais dois pontos no campeonato ao cruzar a linha de chegada em sétimo. Antonio Pizzonia, da Jaguar, não concluiu a prova. O amazonense, que ultrapassou seu companheiro Mark Webber na pista, teve problemas mecânicos em sua Jaguar na volta 32.

Apenas três pilotos abandonaram: Além de Pizzonia, Fernando Alonso (Renault) e Giancarlo Fisichella (Jordan). Os demais que pontuaram: David Coulthard terminou em quinto, Jarno Trulli foi o sexto e Jenson Button, o oitavo. Ralf Schumacher, da Williams, acabou em nono e ficou fora da zona de pontos pela primeira vez na temporada.

Confira o resultado final do GP da Inglaterra:

Pos Piloto Equipe Voltas/Dif
1 Rubens Barrichello Ferrari 60 voltas
2 Juan Pablo Montoya Williams-BMW a 5s4
3 Kimi Raikkonen McLaren-Mercedes a 10s6
4 Michael Schumacher Ferrari a 25s6
5 David Coulthard McLaren-Mercedes a 36s8
6 Jarno Trulli Renault a 43s0
7 Cristiano da Matta Toyota a 45s0
8 Jenson Button BAR-Honda a 45s4
9 Ralf Schumacher Williams-BMW a 58s0
10 Jacques Villeneuve BAR-Honda a 1min03s5
11 Olivier Panis Toyota a 1min05s2
12 Heinz-Harald Frentzen Sauber-Petronas a 1min05s5
13 Ralph Firman Jordan-Ford a 1 volta
14 Mark Webber Jaguar-Cosworth a 1 volta
15 Jos Verstappen Minardi-Cosworth a 2 voltas
16 Justin Wilson Minardi-Cosworth a 2 voltas
17 Nick Heidfeld Sauber-Petronas a 2 voltas
18 Fernando Alonso Renault a 52 voltas
19 Giancarlo Fisichella Jordan-Ford a 44 voltas
20 Antonio Pizzonia Jaguar-Cosworth a 32 voltas

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.