Relembre o GP da Alemanha de 2003 22/07/2004

segunda-feira, 22 de novembro de 2010 às 21:20
Juan Pablo Montoya

O Autoracing relembra hoje a última vitória de Juan Pablo Montoya e da Williams na Fórmula 1, conquistada no GP da Alemanha de 2003. A equipe inglesa dominou a prova com o colombiano, que quase colocou uma volta sobre o segundo colocado da etapa, o escocês David Coulthard.

A prova foi marcada por um acidente na largada entre três candidatos ao título daquele ano – Kimi Raikkonen, Ralf Schumacher e Rubens Barrichello – e também por um pneu furado na Ferrari de Michael Schumacher, segundo colocado até três voltas do fim.

Confira a seguir a matéria sobre o GP:

Juan Pablo Montoya venceu sem maiores dificuldades o GP da Alemanha, 12ª etapa do mundial de F1. Largando na pole position e valendo-se da incrível superioridade do carro da Williams sobre os demais concorrentes, o colombiano só perdeu a ponta no primeiro dee seus três pit-stops, cruzando a linha de chegada a 1min05s459 de David Coulthard, o segundo colocado. Jarno Trulli, da Renault, completou o pódio da casa dos irmãos Schumacher.

O resultado da corrida deixou o campeonato muito mais embolado. Logo na largada, três pilotos que estão na briga do campeonato se envolveram em um acidente.

Batida na largada

Rubens Barrichello (terceiro no grid) largou mal e foi prensado por Kimi Raikkonen, que fazia a ultrapassagem pela esquerda, e por Ralf Schumacher, que tentava manter o segundo lugar. Não tendo o que fazer, o brasileiro foi tocado por Ralf e acabou levando o finlandês da McLaren junto, que bateu forte na proteção de pneus. O Safety Car foi acionado e os três abandonaram. Também ficaram na primeira volta Heinz-Harald Frentzen (Sauber) e Ralph Firman (Jordan).

Com a saída do carro madrinha, Montoya começou abrir vantagem para as Renault de Trulli e Fernando Alonso, e para a Ferrari de Michael Schumacher, o quarto colocado na ocasião. A agitação do GP ficou para o terço final da prova. Com as paradas de box, Coulthard pulou para o quarto lugar, tomando a posição de Alonso, e começou a pressionar o alemão da escuderia de Maranello, que por sua vez partia para cima de Trulli.

Schumacher fez uma bela manobra sobre o italiano da Renault, assumindo o segundo lugar. A três voltas do fim, porém, o pneu traseiro esquerdo do carro do pentacampeão furou, custando-lhe o segundo lugar na prova e o sustento de uma boa vantagem no certame.

O alemão conseguiu chegar aos boxes, mas perdeu muitas posições. Restaram dois pontos pelo sétimo lugar, o que deixou a briga pelo título mais apertada. Coulthard também ultrapassou Trulli na pista e, graças aos problemas de Schumacher, terminou em segundo, voltando ao pódio depois de 11 corridas – o escocês só apareceu na festa do champanhe no GP da Austrália, primeira etapa do ano.

Quem se desgastou demais na prova foi Trulli, que conseguiu seu primeiro pódio no ano, o primeiro desde o GP da Europa de 1999, quando era piloto da extinta Prost. O italiano passou mal ao sair do carro, foi ao pódio, mas não compareceu à entrevista coletiva dos três primeiros colocados.

O brasileiro Cristiano da Matta voltou a pontuar. O mineiro da Toyota terminou na sexta posição, conquistando mais três pontos no campeonato. Foi a primeira vez que os dois carros da equipe japonesa terminaram na zona de pontuação – Panis foi o quinto colocado. Também marcaram pontos: Alonso (4º) e Jenson Button (8º).

A vitória de Montoya, a segunda no ano e a terceira na carreira, deu-lhe a vice-liderança do mundial. O colombiano tem a penas seis pontos a menos que Schumacher (71 a 65) e passa a ser um forte candidato a conquista do título, faltando quatro corridas para o fim da temporada. Raikkonen ainda está na briga, a nove pontos do alemão.

No mundial de construtores, a Ferrari ainda é a líder, mas tem apenas dois pontos de vantagem para a Williams (120 a 118). A McLaren é a terceira com 103.

Confira o resultado da prova em Hockenheim:

Pos Piloto Equipe Voltas/Dif
1 Juan Pablo Montoya Williams-BMW 67 voltas
2 David Coulthard McLaren-Mercedes a 1min05s459
3 Jarno Trulli Renault a 1min09s060
4 Fernando Alonso Renault a 1min09s344
5 Olivier Panis Toyota a 1 volta
6 Cristiano da Matta Toyota a 1 volta
7 Michael Schumacher Ferrari a 1 volta
8 Jenson Button BAR-Honda a 1 voltas
9 Jacques Villeneuve BAR-Honda a 2 voltas
10 Nick Heidfeld Sauber-Petronas a 2 voltas
11 Mark Webber Jaguar-Cosworth a 3 voltas
12 Nicolas Kiesa Minardi-Cosworth a 5 voltas

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.