Red Bull violou o teto orçamentário em 2021?

sexta-feira, 30 de setembro de 2022 às 9:09

Red Bull

Antes da divulgação dos dados financeiros das equipes de Fórmula 1 em 2021, rumores sugerem que Red Bull e Aston Martin violaram o teto orçamentário.

Em um esforço para tentar reduzir os custos, a categoria introduziu seu primeiro conjunto de regras financeiras em 2020, limitando os gastos das equipes a $145 milhões por temporada a partir de 2021, com esse número diminuindo mais $5 milhões nos dois anos seguintes.

Porém, com os primeiros resultados financeiros das equipes sendo divulgados na próxima semana, a Auto Motor und Sport da Alemanha e o Gazzetta dello Sport da Itália relataram que Red Bull e Aston Martin gastaram mais do que o permitido no ano passado.

De acordo com o regulamento da F1, exceder o limite orçamentário em menos de $5 milhões é considerado uma “pequena violação” punida apenas com uma multa, apesar de poder valer meio segundo por volta.

Qualquer potencial sanção é complicada pelo fato da FIA ainda não ter elaborado uma lista clara de penalizações em relação ao teto orçamentário.

Se for considerado que a Red Bull excedeu o limite, a Mercedes em particular se sentiria prejudicada, levando em conta a maneira controversa como o campeonato de pilotos foi decidido a favor de Max Verstappen, escreveu a Auto Motor und Sport.

Lewis Hamilton perdeu o título em circunstâncias extremamente polêmicas na etapa final da temporada em Abu Dhabi, quando uma interpretação incorreta das regras relacionadas aos retardatários durante o safety car favoreceu Verstappen.

Enquanto isso, o Gazzetta dello Sport informou que a Ferrari também está irritada com a suspeita violação da Red Bull, pois isso poderia explicar como o RB18 se tornou o carro a ser batido em 2022.

As equipes supostamente estão exigindo transparência total da FIA no que diz respeito a todos os dados financeiros antes da divulgação dos resultados na próxima semana.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.