Red Bull vai decidir futuro de pilotos após as férias

domingo, 10 de agosto de 2025 às 9:30

Helmut Marko

Red Bull: decisão sobre pilotos só após as férias

A Red Bull, como sempre, está no centro das atenções. Por isso, a especulação sobre quem será o companheiro de equipe de Max Verstappen em 2026 continua a todo vapor. O consultor de automobilismo da equipe, Helmut Marko, deu a atualização mais significativa até agora. Ele confirmou que a avaliação dos pilotos, portanto, começará “após as férias de verão”.

Inicialmente, a segunda vaga na Red Bull está aberta para 2026, pois o contrato de Yuki Tsunoda termina no final desta temporada. O piloto japonês, por outro lado, enfrenta um período difícil. Desde que substituiu Liam Lawson após o Grande Prêmio da China, ele está em sua pior fase, com a maior sequência sem pontos de um piloto da Red Bull na história. Com efeito, ele teve quatro eliminações no Q1 nas últimas oito corridas e não pontuou nas últimas sete.

Apesar de tudo, o desempenho de Tsunoda na Hungria, onde ficou a apenas dois décimos de segundo de Verstappen em uma volta, chamou a atenção. O resultado, sem dúvida, rendeu muitos elogios de Marko e do diretor da equipe, Laurent Mekies.

Quero ser VIP

De olho nos talentos do programa de jovens pilotos

A avaliação da Red Bull não se limita a Tsunoda. Além disso, o desempenho dos pilotos da Racing Bulls, Liam Lawson e Isack Hadjar, também será analisado. “Nossos pilotos são tradicionalmente avaliados após as férias de verão”, disse Marko à F1-Insider. “No momento, tudo ainda está em aberto. Olhamos para o desempenho, tanto o positivo quanto o negativo.”

Verstappen já confirmou que pilotará para a equipe de Milton Keynes no próximo ano. Desse modo, o foco está inteiramente no segundo assento. Marko deixou um recado claro para quem quer a vaga: “Quem pilotar ao lado de Max deve parar de tentar vencê-lo. Ele tem que dar o seu melhor para si e para a equipe. É impossível vencer Max no momento.”

A Red Bull se prepara para uma mudança importante, já que a equipe se despedirá da Honda após as últimas 10 etapas da temporada para se tornar sua própria fornecedora de unidades de potência nas novas regulamentações. Enquanto isso, a Honda, que tem apoiado Tsunoda desde 2016, fará uma parceria com a Aston Martin a partir da próxima temporada. Marko revelou que conversas já estão em andamento com a Honda sobre o futuro de Tsunoda para 2026. “Normalmente, só começamos a avaliar pilotos durante as férias de verão. Yuki sempre foi um protegido da Honda, e há conversas com eles. Então veremos qual caminho seguir”, afirmou Marko ao Krone Zeitung.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.