Red Bull usa truque para ganhar velocidade em retas

quinta-feira, 6 de outubro de 2022 às 16:08

Max Verstappen

O carro da Red Bull é capaz de descer até muito perto do asfalto em altas velocidades, o que poderia ser uma das razões seu grande desempenho em reta este ano.

Depois de superar com certa facilidade o que parecia um certo desafio inicial da Ferrari, a Red Bull está para conquistar os campeonatos de pilotos e construtores nesta temporada, liderando por 104 e 137 pontos, respectivamente, já que o RB18 provou ser o carro de melhor desempenho no grid.

Esse desempenho não veio sem escrutínio. Tanto a Ferrari quanto a Red Bull foram acusadas por outras equipes de ter ‘assoalhos flexíveis’, algo que foi brecado pela diretiva técnica da FIA após as férias do verão europeu, e agora estão surgindo relatos dizendo que a maneira como o assoalho atua no RB18 tem sido o segredo do seu sucesso.

A Auto Motor und Sport afirma que a Red Bull conseguiu um efeito semelhante ao da antiga suspensão ativa através do uso de amortecedores e molas convencionais.

A Mercedes conseguiu fazer seu próprio truque em 2021 a partir do meio da temporada quando o carro atingia cerca de 250 km/h, mas a suspensão do ano passado era muito mais sofisticada que a deste ano, que foi muito simplificada pelo regulamento da F1 para gerar menos custos.

De acordo com o relato, um engenheiro da Mercedes disse à AMuS que “o Red Bull tem a maior distância ao solo na traseira quando parado e a menor em alta velocidade.”

“Fazer algo assim com um chassi convencional ocupa peso e espaço. Não tínhamos um ou outro (em 2021).”

Essa também pode ser uma possível explicação para o motivo pelo qual a Red Bull lutou com o limite de peso no início da temporada, pois é mais fácil perder peso do que adaptar o chassi.

Excelente em curvas, a melhor em retas

Em nove das 17 corridas deste ano, a Red Bull foi a melhor em termos de velocidade máxima, o que, considerando que eles costumam correr na frente e não têm o benefício do DRS, é um feito bastante impressionante. Apenas a Williams pode se manter nessa área, mas enquanto o FW44 tem o menor downforce do grid, a Red Bull tem um dos melhores.

Durante o GP de Cingapura, Max Verstappen foi de longe o piloto mais rápido, apesar de muitas vezes ficar preso no tráfego. Nos quatro radares de velocidade, ele foi mais rápido que a Ferrari entre 5,5 e 7,9 kmh, enquanto estava entre 4,8 e 6,7 kmh à frente da Mercedes.

Os pilotos também notaram isso, com Sebastian Vettel, que se defendeu brevemente contra Verstappen em Cingapura, dizendo que você “não consegue se defender” contra a Red Bull.

“Ele abaixa o ‘rabo’ e passa voando por você”, explicou Vettel.

Charles Leclerc disse algo semelhante, afirmando que “não se trata apenas de aerodinâmica. Há algo mecânico por trás disso.”

Em agosto, houve relatos de que a Red Bull estava preparando um chassi mais leve, mas com cinco corridas restantes na temporada de 2022, isso ainda não se concretizou.

AS - www.autoracing.com.br

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