Red Bull: Talento de Verstappen dificultou desenvolvimento do carro

sábado, 8 de janeiro de 2022 às 14:53

Pierre Wache

A Red Bull explicou como as habilidades de Max Verstappen ao volante de um carro de Fórmula 1 mascararam os problemas que eles estavam tendo com o desenvolvimento de seu RB16 em 2020.

O RB16B da Red Bull pode ter sido o vencedor do campeonato para Verstappen, mas o carro começou como o RB16 em 2020, que provou ser rápido na ocasião, mas também muito complicado e instável de guiar.

Com a Red Bull tentando remediar os problemas que o carro tinha, Verstappen foi capaz de contornar muitos desses problemas. Embora isso não pareça uma coisa particularmente ruim, significava que a equipe não percebeu que estava entrando em um beco sem saída de desenvolvimento até que um tempo considerável foi desperdiçado.

“Começamos aquele ano (2020) não muito longe da Mercedes, então tivemos uma queda enorme no meio da temporada antes de subir novamente”, explicou o diretor técnico da Red Bull, Pierre Wache, à revista Motor Sport.

“Claramente, seguimos na direção errada e depois nos recuperamos. Foi aí que perdemos algo em nossa análise em termos de direção de desenvolvimento.”

“O carro tinha uma característica que o Max gostou e que lhe permitiu guiar mais rápido e à medida que avançávamos neste caminho os seus tempos por volta melhoravam.”

“Mas trouxe consigo alguma instabilidade na entrada de curvas e eventualmente você chega a um ponto em que esse é o fator limitante e você não consegue ser mais rápido. Também tornou o carro muito difícil para os outros pilotos.”

“O talento de Verstappen nos cegou para o que estava acontecendo”

Embora o próprio Verstappen fosse pego ocasionalmente pela instabilidade inerente do carro, Wache explicou como os talentos de Verstappen mascaravam os problemas que eles estavam tendo com o RB16.

“É irônico que, em 2020, o talento de Max tenha contribuído para o problema que tínhamos”, comentou.

“Ele tem a capacidade de controlar esse tipo de instabilidade que seria impossível para alguns outros. Sabemos que às vezes, fazer um carro no limite desta forma pode criar um carro mais rápido – e você não percebe que errou na direção do desenvolvimento porque você ainda está extraindo mais tempo de volta do carro.”

“Mas a princípio você não percebe que é só porque ele tem muito talento. Então, você segue nessa direção, mas vai longe demais e leva alguns meses para voltar disso e perceber que entrou na direção errada.”

“O sistema é tão grande que repensar as superfícies aerodinâmicas do carro e refazê-las foi um processo longo e doloroso.”

“É um grande ganho para Max poder acertar um carro com alguma instabilidade traseira e extrair mais desempenho de um determinado carro.

“Mas se estamos dando a ele um carro que não é estável o suficiente, estamos limitando o potencial do carro e seu talento nos cegou um pouco para o que estava acontecendo.”

Quando a Red Bull começou a lidar com seus problemas com o carro?

Wache revelou que a equipe descobriu o que estava acontecendo em meados de 2020 e começou a retificar os problemas.

“Terminamos 2020 com uma vitória dominante na corrida em Abu Dhabi e fomos indiscutivelmente o carro mais rápido do grid no início de 2021.”

“Identificamos esse problema e também o que o piloto poderia realmente usar como desempenho”, disse Wache.

“Tínhamos algumas características que dificultavam muito a extração do desempenho teórico. Identificamos isso após o meio da temporada de 2020.”

“Esta característica era a principal limitação do carro e afastamo-nos dela. No final dessa temporada, pudemos confirmar isso e aquilo nos deu uma boa base para 2021.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.