Red Bull revela ganho de performance do RB21
sexta-feira, 7 de março de 2025 às 9:07
Red Bull
Pierre Waché, diretor técnico da Red Bull, revelou o quanto a equipe de Milton Keynes melhorou seu carro durante as férias de inverno.
Os seis vezes campeões de construtores perderam o título na temporada passada, quando enfrentaram dificuldades para desenvolver seu problemático RB20.
Enquanto Max Verstappen conseguiu manter sua coroa de pilotos, a péssima forma de Sergio Perez custou caro, levando a Red Bull a terminar em terceiro na classificação, atrás de McLaren e Ferrari.
A situação começou a melhorar no final da temporada, quando a equipe conseguiu lidar melhor com as armadilhas do carro, mas ainda assim precisava dar um passo considerável de performance para 2025 – o que foi feito, de acordo com Waché.
Ele também revelou que a especificação do início da temporada é “aproximadamente” três a quatro décimos de segundo por volta mais veloz do que a versão final do RB20.
“No ano passado fizemos um patch, eu diria”, explicou Waché ao planetf1.com. “Um patch para reduzir um pouco o potencial, torná-lo um pouco mais amplo, mas foi um pequeno patch. Agora, fizemos o conceito completo do carro nessa direção”.
Apesar disso, o teste de pré-temporada no Bahrain ainda foi decepcionante para a Red Bull, que teve uma falta de confiabilidade e saiu com uma sensação de incerteza sobre sua posição na hierarquia atual da Fórmula 1.
Os problemas encontrados, que eram uma desconexão entre o equilíbrio dianteiro e traseiro, decorriam da falta de correlação no túnel de vento da equipe.
Resumindo, o que foi visto no desenvolvimento no túnel de vento e baseado nos dados simulados do CFD não condizia com as sensações de seus pilotos na pista.
Isso não é incomum na F1 contemporânea, onde o equilíbrio entre a aerodinâmica convencional e o efeito solo desempenha um papel significativo na determinação da performance de uma equipe.
A Red Bull não é a única que passou por tais dificuldades, mas para piorar, seu túnel de vento que ela usa desde que entrou na F1 em 2005 agora tem 70 anos. Christian Horner se referiu a ele no passado como uma “relíquia da Guerra Fria”.
Entretanto, a boa notícia é que a equipe terá uma nova instalação abrindo em breve. Porém, o RB21 ainda precisou ser criado no antigo.
Enquanto isso, equipes como Ferrari e McLaren estão usando novos túneis de vento e não enfrentaram problemas semelhantes.
“Não estou confiante”, disse Waché sobre as chances de neutralizar esses problemas. “Mas em algum momento, você tem de usar as ferramentas que possui e pegar todas as informações que puder para tomar alguma decisão”.
“Ainda temos e acho que todos têm… Não a correlação, mas você precisa de alguma extrapolação do que acontecerá com suas ferramentas na pista”.
“Faz parte do trabalho de engenharia que estamos fazendo. Acredito que confiança não é de 100%, mas não é um empecilho”.
“Você precisa usar o que você sabe, o que controla, garantir que a extrapolação funcione o máximo possível e melhorar a maneira como opera suas ferramentas”.
f1, formula 1, melhoria, noticias f1, pierre wache, RB21, red bull
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.