Red Bull quer segunda sessão de classificação

sábado, 1 de abril de 2023 às 11:35

Helmut Marko

As equipes de Fórmula 1 devem ser convidadas a votar em uma reformulação do já controverso formato de fim de semana de corrida curta em poucos dias.

Tendo já revelado o desejo de eliminar a maioria das sessões de treinos na Fórmula 1, o CEO do esporte, Stefano Domenicali, propõe agora que uma segunda sessão de classificação seja adicionada ao formato.

“Quanto mais você der às equipes e aos pilotos a chance de mostrar quem são, melhor será o show”, disse o italiano em Melbourne. “Pensamos em uma sessão que apenas torna o esporte melhor. Juntamente com os pilotos e as equipes, estamos pensando em qual seria o melhor plano e queremos persegui-lo sem medo”.

Acredita-se que a ideia seja criar sessões de classificação separadas para as corridas curtas e o GP principal – com a classificação para a menor potencialmente sendo um formato de voltas lançadas, com carros isoladamente indo à pista. Isso deixaria apenas uma sessão de treinos livres para o fim de semana.

“Claro que você precisa de tempo para praticar porque a Fórmula 1 não tem treinos fora dos finais de semana de Grande Prêmio”, declarou Domenicali. “Os jovens pilotos também precisam de tempo para treinar. Como sempre na vida, é uma questão de equilíbrio”.

A esperança é que a mudança de formato possa ser feita a tempo para a próxima corrida em Baku. “Os pneus já estão a caminho”, garantiu o chefe da Pirelli na F1, Mario Isola, quando perguntado se o novo formato exigiria mais pneus por piloto.

O chefe da Red Bull, Christian Horner, também está nervoso com Baku, declarando em Melbourne que é “absolutamente ridículo” manter um formato de corrida curta em um circuito de rua de alta velocidade.

Zak Brown, da McLaren, concorda: “Espero que todos os carros voltem do jeito que começaram”.

Para que o plano de Domenicali avance em tão pouco tempo, é necessária uma votação unânime das equipes. “É viável”, afirmou uma fonte da FIA à revista alemã Auto Motor und Sport. “Se tudo correr conforme o planejado, podemos realizar uma votação eletrônica em duas semanas”.

O Dr. Helmut Marko indicou que a Red Bull votará “sim”. “Na verdade, pedimos isso no ano passado. Com uma sessão de classificação separada, você pode correr mais riscos na corrida curta e será mais emocionante. A terceira sessão de treinos foi em vão. Não era sobre nada”, concluiu.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.