Red Bull já pensa em priorizar carro de 2027

terça-feira, 28 de julho de 2026 às 8:47

Max Verstappen

A Red Bull já considera antecipar a mudança de foco para o carro de 2027. Enquanto isso, Max Verstappen continua extraindo resultados acima do esperado de um pacote que, segundo ele, ainda apresenta limitações evidentes.

Embora o tetracampeão mundial siga levando o RB ao pódio com frequência, ele não diminui o tom das críticas à performance do carro.

Além disso, persistem os rumores sobre cláusulas de saída em seu contrato e sobre os esforços da Red Bull para garantir sua permanência no longo prazo.

Mekies admite que foco pode mudar em breve

O jornalista Erik van Haren, do De Telegraaf, acredita que a Red Bull deve muito ao seu principal piloto.

“A Red Bull deve um enorme agradecimento a Max Verstappen por ele ainda pilotar por essa equipe”.

Ao mesmo tempo, Laurent Mekies, chefe da equipe, reconheceu que a Red Bull poderá reduzir em breve o desenvolvimento do carro atual.

“Em algum momento, teremos de decidir como equilibrar nossos esforços entre esta temporada e a próxima. Acho que isso acontecerá mais cedo do que no ano passado. Depois, tomaremos a decisão final”.

O francês revelou que a Red Bull já introduziu um número incomum de atualizações para tentar reagir ao início difícil da temporada.

“É difícil imaginar que conseguiremos manter esse ritmo de desenvolvimento. Ainda precisamos descobrir a melhor forma de recuperar esses três décimos restantes”.

Quero ser VIP
 

Verstappen percebe problemas que os sensores não mostram

Além das dificuldades de desenvolvimento, Mekies admitiu que a Red Bull convive há várias temporadas com uma janela de funcionamento extremamente estreita.

“Não é como se quiséssemos operar nessa janela de funcionamento limitada por muitos anos. Não é que não estejamos ouvindo Max. Apenas temos muito cuidado com os compromissos técnicos que podem afetar o desempenho”.

Recentemente, o diretor técnico Pierre Waché revelou que Verstappen consegue identificar comportamentos do carro que simplesmente não aparecem nos dados coletados pela equipe. Nesse sentido, Mekies confirmou essa característica do holandês.

“O fato é que Max sente coisas que não conseguimos medir com nossa análise de dados atual e com os sensores instalados no carro”.

Segundo o dirigente, essa capacidade resulta da extraordinária sensibilidade de Verstappen ao volante e do elevado nível técnico que possui.

“Posso dizer que todas as outras equipes provavelmente não perceberiam as coisas que Max sente no carro e que nós não conseguimos enxergar nos dados”.

“Essa é a grande vantagem de Max. É por isso que ele é a força motriz por trás do sucesso desta equipe”.

Verstappen deixa claro que quer vitórias

Apesar dos pódios conquistados com um carro pouco competitivo, Verstappen afirmou que esses resultados não mudam seu objetivo.

Em entrevista à Viaplay, o holandês declarou: “É claro que isso é bom, mas não fico empolgado. Não estamos aqui apenas para fazer TikToks e nos divertir. Estamos aqui apenas para vencer”.

Hadjar também critica estratégia da equipe

Por sua vez, o companheiro de equipe Isack Hadjar confirmou que o carro foi extremamente difícil de pilotar durante o GP da Hungria.

“Não encontramos nada que tornasse o carro guiável.”

O francês também mostrou insatisfação por ter sido utilizado estrategicamente para retardar Ferrari e McLaren em benefício de Verstappen.

“Foi muito irritante”.

Segundo Hadjar, ele preferia realizar sua parada muito cedo ou muito tarde. No entanto, acabou entrando nos boxes justamente na pior volta possível.

“Não gosto de atrapalhar os líderes da corrida. Sei por que fazemos isso, mas prefiro evitar esse tipo de situação”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.