Red Bull pode perder numa peça-chave de um dia para o outro

segunda-feira, 21 de novembro de 2022 às 13:02

Christian Horner e Helmut Marko

O conselheiro especial e maior responsável pelo programa de jovens pilotos da Red Bull, Helmut Marko, admitiu que pode deixar a equipe porque já “cumpriu sua tarefa”. Marko revelou que “não seria um problema” ir embora e sugeriu que poderia mudar de ideia do dia para a noite.

Falando com o Laola 1, ele explicou: “Cumpri minha tarefa por causa de minha conexão com Dietrich Mateschitz, um visionário que entendia tudo no quadro geral. Se a atmosfera não combina mais comigo, não será mais um problema para mim.”

“Posso sair de hoje para amanhã.” Isso poderia ser um problema para a Red Bull, que confia na experiência de Marko para buscar os jovens pilotos mais talentosos até o momento para os Touros.

O papel de Marko como chefe do programa de pilotos juniores ajudou a promover Sebastian Vettel e Max Verstappen para a equipe principal. Entre os dois, a dupla conquistou seis títulos mundiais e 73 das 92 vitórias da equipe.

Marko também teria ajudado Daniel Ricciardo, Pierre Gaslsy, Alex Albon e Yuki Tsunoda para estarem no grid. A possível saída de Marko pode dificultar o reconhecimento da próxima geração de talentos, o que pode afetar a equipe nos próximos anos.

No entanto, Marko insistiu na mesma entrevista que ‘o fogo ainda queima’ por enquanto. O chefe da Red Bull sugeriu anteriormente que teria que ser demitido para deixar o cargo.

Em entrevista à publicação francesa Auto Hebdo em julho deste ano, Marko havia dito: “Tudo é uma história de paixão e eu sou um grande entusiasta. Eu amo esse esporte e amo vencer. Nenhuma das minhas atividades é estressante para mim. Eu me sinto bem e contanto que eu possa continuar a fazer este trabalho corretamente e não for demitido, eu continuarei!”

O chefe da Red Bull, Christian Horner, admitiu anteriormente que conheceu Marko ao comprar um trailer para a equipe Arden International de seu pai. Horner admitiu que pensou ter sido enganado quando Marko pediu o dinheiro antecipadamente, mas o entregaria em uma semana.

Marko e Horner mantiveram contato, com o austríaco recomendando o jovem chefe da equipe a Dietrich Mateschitz. Horner acrescentou: “Dietrich sempre foi tremendamente bom em dar uma oportunidade aos jovens”.

“Você já viu isso no programa de juniores, nas academias de futebol e em todos os esportes em que a Red Bull está envolvida. Ele estava preparado para correr riscos. Eu tinha 31 anos e eles me deram as chaves e disseram ‘vá em frente’”.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.