Red Bull pode ficar vulnerável a propostas para Adrian Newey

terça-feira, 30 de janeiro de 2024 às 17:09

Adrian Newey

A Red Bull está lutando para manter seu engenheiro mais importante, já que um impacto do novo regulamento da Fórmula 1 relacionado ao limite de orçamento entrará em vigor em 2024.

O limite de orçamento está se tornando um problema para as grandes equipes enfrentarem, e a Red Bull não é diferente. Mesmo com seu sucesso sem precedentes, ao vencer 31 das últimas 33 corridas da F1, permanece a possibilidade de a equipe perder seu desenhista chefe, o “mago” Adrian Newey, num momento em que que seus adversários podem estar diminuindo a diferença.

Newey está mudando sua atenção para se concentrar inteiramente no projeto do hiper carro RB17 Valkyrie de £ 5 milhões, para que uma das três posições de maior salário de uma equipe possa ser liberada. O desenhista estrela ainda trabalha meio período na equipe de Fórmula 1, mas isso está prestes a mudar – e Newey poderá em breve se dedicar totalmente ao projeto Valkyrie.

O problema com o pessoal especializado é que as grandes equipes preferem operar com 800 a 1.000 funcionários e, para reter os seus altos rendimentos, destinam-nos a outros projetos e só os deixam trabalhar a tempo parcial na F1.

Mas a FIA fechou esta lacuna em abril de 2023 com novos regras, o que significa que qualquer pessoa que contribua para o projeto da F1 será contabilizada para o orçamento operacional a partir de 2024.

Rivais da Red Bull podem avançar sobre Adrian Newey

Newey, de 65 anos, é um dos três que ganha mais na equipe Red Bull e, por estar trabalhando no hipercarro, seria classificado como isento do limite orçamentário. Isso liberaria um dos três espaços para a Red Bull promover outro desenhista em ascensão.

De acordo com a agência alemã Auto Motor und Sport, a Red Bull pode ficar vulnerável a abordagens sobre Newey de equipes rivais como Aston Martin e McLaren, que já contrataram com sucesso outros membros importantes de sua equipe de engenharia.

Dan Fallows e Rob Marshall, dois nomes renomados da organização Red Bull, trocaram de lado em 2023. A Aston Martin não apenas atraiu Fallows e seu ex-colega da Red Bull Andrew Alessi, mas também Eric Blandin da Mercedes, enquanto a ambiciosa equipe de Lawrence Stroll continua a tentar recrutar os melhores talentos.

Perder Fallows e Marshall foi um golpe para o chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, mas a dupla não foi considerada insubstituível. O mesmo não pode ser dito de Newey, que é considerado um dos maiores inovadores da F1, senão o maior, tendo projetado nada menos que 12 carros vencedores do campeonato de construtores ao longo de sua ilustre carreira.

E se Max Verstappen conquistar o quarto título consecutivo na temporada de F1 de 2024, isso representará a segunda vez que um carro de Newey alcança esse feito, depois que Sebastian Vettel conquistou quatro títulos seguidos de 2010 a 2013. Isso lhe daria a melhor oportunidade possível para encerrar em alta sua associação de 18 anos, se seus rivais lhe fizerem uma oferta irrecusável.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.