Red Bull pediu para Jos Verstappen se afastar

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022 às 9:36

Jos e Max Verstappen

A Red Bull disse a Jos Verstappen que ele “realmente tinha de se afastar” quando seu filho foi para a equipe em 2016, segundo o diretor da Alpha Tauri.

O ex-piloto de Fórmula 1 esteve sempre próximo de Max Verstappen desde que o campeão mundial de 2021 estreou na categoria com a Toro Rosso em 2015.

Apesar de ter sido uma temporada extremamente bem sucedida na pista, houve rumores de problemas entre o holandês e seu companheiro de equipe Carlos Sainz ao longo do ano.

Entretanto, Graham Watson, diretor da equipe, revelou que os pais da dupla causaram mais dores de cabeça do que os próprios pilotos.

“Para ser bem honesto, não foi a minha experiência, mesmo com ambos sendo bastante motivados e os pais na verdade muito mais”, declarou ele ao motorsport.com da Holanda.

“O engraçado é que eu já conhecia Carlos Sainz da minha época no rally, então conheci bem ambos os pais. Ele era extremamente motivado e sempre parecia um pouco suspeito se o outro piloto da equipe recebia algo que seu filho não tinha”.

“Eu me lembro que tive um conflito com ele em Barcelona, que deve ter sido durante os testes de inverno de 2016. Ele ficou sabendo como nosso pessoal trabalhava com o carro e sentiu que não seria justo de maneira nenhuma”.

“Então eu disse ‘espere um minuto’, e deixei muito claro para ele que ambos os pilotos estavam recebendo exatamente o mesmo tratamento”.

“Jos também se sentiu em desvantagem em sua própria carreira e certamente pensou que estava sendo tratado injustamente na Benetton. Eu não estou contando nenhum segredo, isso é do conhecimento público”.

“Max definitivamente não queria que isso acontecesse e acima de tudo queria bater seu companheiro de equipe. Ele realmente tem essa mentalidade: Eu não permitirei que a equipe seja construída ao redor do meu companheiro, ela será construída ao meu redor”.

“Por causa dos meus anos na garagem, pode chamar mais a minha atenção do que de outros, mas eu vejo claramente a mão de Jos nisso”.

Watson relembra que o pai de Verstappen tinha dúvidas sobre os membros da equipe e frequentemente as expressava, sentindo que era mais esperto e tentando assumir o controle das coisas.

“Jos estava acostumado a ter controle total sobre a carreira de Max desde a época do kart, é claro”, acrescentou ele.

“Quando Max chegou, a equipe era diferente de hoje, menos profissional. Jos talvez duvidasse que nossa equipe tinha o nível para ajudar seu filho a avançar na F1”.

“Eu notei isso principalmente pelo fato de Jos tocar no meu ombro todos os dias e perguntar ‘Graham, e quanto a isso e quanto àquilo?’ Em um ponto, tive de ser um pouco brusco e dizer ‘pelo amor de Deus, deixe os membros da equipe fazerem seu trabalho'”.

No começo do ano seguinte, Verstappen deixou a equipe júnior, sendo promovido à Red Bull no lugar de Daniil Kvyat.

Lá, de acordo com Watson, eles deixaram bem claro para Jos que ele não poderia mais ter uma influência tão grande na carreira de seu filho e precisaria se afastar.

“Só quando Max foi para a Red Bull eles disseram para Jos que ele realmente tinha de se afastar”, revelou ele. “Eu não tenho filhos, mas posso imaginar que soltar seu próprio filho é bastante difícil”.

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.