Red Bull aposta em novo assoalho no GP da Itália

sexta-feira, 5 de setembro de 2025 às 8:55

Red Bull

A Red Bull apresentou um novo assoalho no Grande Prêmio da Itália, em Monza, em sua última tentativa de salvar uma temporada que perdeu força.

Embora a luta pelo título de construtores tenha acabado há muito tempo devido ao domínio da McLaren, a meta agora é diferente: conquistar o vice-campeonato e garantir um prêmio extra de $20 milhões.

Essa diferença financeira entre terminar em segundo ou em quarto lugar é enorme. Atualmente, a Ferrari lidera essa disputa com 46 pontos de vantagem sobre a Red Bull, que ocupa a quarta posição. Já a Mercedes aparece em terceiro, 12 pontos atrás da Scuderia.

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Detalhes técnicos do RB21

No caso da Red Bull, o novo assoalho do RB21 recebeu alterações significativas. A ideia é melhorar a distribuição de pressão, e por consequência, gerar mais carga aerodinâmica.

Além disso, a equipe promoveu ajustes na asa dianteira. Como o circuito de Monza exige baixo arrasto e asas traseiras menores, tornou-se necessário adequar também a parte dianteira.

McLaren mantém pressão

Mesmo dominando amplamente a temporada, a McLaren não reduziu o ritmo de desenvolvimento.

Pelo contrário, o MCL38 recebeu mudanças tanto no bico quanto na asa dianteira, além de ajustes na traseira e na beam wing. No entanto, todas as soluções foram pensadas exclusivamente para Monza.

Além disso, a equipe modificou a suspensão dianteira. Com isso, pretende melhorar o condicionamento do fluxo de ar, sempre em conjunto com a configuração de baixo arrasto exigida pela pista italiana.

Ferrari foca em downforce equilibrado

A Ferrari, por sua vez, apostou em soluções já utilizadas em 2023 para provas de baixo arrasto.

Dessa maneira, o pacote inclui melhorias na beam wing e no flap superior da asa traseira. Ao mesmo tempo, foram feitos ajustes de geometria para permitir diferentes níveis de modulação.

Outro detalhe importante: o bico também foi alterado. Assim, a equipe tenta alinhar o carro ao nível de pressão aerodinâmica ideal para Monza.

Mercedes traz soluções discretas

Em contraste com as rivais, a Mercedes optou por mudanças mais sutis. A equipe alemã revisou o detalhe das pontas da asa traseira, alterou o assoalho e o flap dianteiro.

Racing Bulls, Aston Martin, Haas e Williams

Entre as equipes do meio do grid, a Racing Bulls foi quem apresentou o maior pacote de mudanças.

O carro recebeu uma nova carenagem na região da cobertura do motor. Além disso, houve alterações no assoalho, na asa traseira e nos espelhos retrovisores.

Enquanto isso, a Aston Martin trouxe uma nova opção de flap para a asa traseira.

A Haas, por outro lado, aplicou apenas um pequeno ajuste no bico dianteiro.

Já a Williams introduziu asas dianteira e traseira adaptadas especificamente para Monza. Por fim, Alpine e Sauber não apresentaram novidades nesta etapa.

 

LS - www.autoracing.com.br

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