Red Bull: Novo acordo com a Honda foi “complicado demais”

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023 às 9:20

Masashi Yamamoto e Christian Horner

A Red Bull explorou uma potencial parceria de motor com a Honda quando suas conversas com a Porsche fracassaram no ano passado, mas diz que um acordo acabou sendo complicado demais.

A equipe sediada em Milton Keynes parecia destinada a formar uma parceria com a Porsche a partir de 2026. As negociações chegaram a um estágio tão avançado no ano passado que autoridades anticartel foram notificadas.

Entretanto, em meio a preocupações da Red Bull com a perda de sua independência caso vendesse a parcela da equipe que a Porsche estava pedindo, as discussões entraram em colapso no meio do ano.

Posteriormente, a Red Bull concluiu uma parceria com a Ford para ajudar no desenvolvimento de seu motor próprio em suas novas instalações.

Porém, com a Honda tendo registrado seu interesse em desenvolver uma unidade de potência para o novo regulamento de 2026, Christian Horner diz que a Red Bull explorou a possibilidade de continuar com a montadora japonesa.

“Nós temos um ótimo relacionamento com a Honda e desfrutamos de muito sucesso com eles”, comentou Horner. “E esse relacionamento vai até o fim de 2025”.

“Tanto a equipe quanto a Honda farão tudo o que for possível para aumentar o sucesso que já alcançamos até a conclusão desses acordos. Nós exploramos o relacionamento após 2025, mas se tornou complicado demais logisticamente”.

Horner explicou que, apesar da Honda ter expressado sua intenção de fazer parte das novas regras de 2026, isso não garantia necessariamente a produção de um motor.

“É claro que há fabricantes registradas naquela lista hoje, mas isso não significa um compromisso de que elas de fato estarão lá em 2026”, disse ele.

“Nós desejamos toda a sorte para a Honda no futuro, mas existe uma diferença clara entre o programa de 2026 no qual a Red Bull Powertrains está focada e este relacionamento com a Ford, e a parceria com a Honda obviamente otimiza a melhor performance que podemos extrair do motor atualmente homologado até o fim de 2025”.

“Nós tivemos uma parceria incrível com a Honda. Quando eles inicialmente anunciaram sua saída da Fórmula 1 em 2020, foi uma grande tristeza. Foi o que levou à criação da Red Bull Powertrains para assumirmos o controle do nosso próprio futuro”.

“Quando iniciamos esta jornada, houve uma mudança de planos, com a Honda felizmente concordando em continuar fornecendo motores até o final de 2025 enquanto nós construímos nossos recursos para 2026”.

“Este contrato vai até o final de 2025. Nós temos um ótimo relacionamento de trabalho com o que é uma companhia incrível, e sob o regulamento atual, vamos nos esforçar ao máximo com a Honda até a última corrida da temporada 2025”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.