Red Bull não quis emprestar Liam Lawson para a Williams
terça-feira, 27 de agosto de 2024 às 17:42
James Vowles
Nos últimos dias, Liam Lawson foi fortemente ligado a uma mudança para a Williams no meio da temporada. James Vowles estava muito interessado em seus serviços, ao ver Lawson como capaz de marcar pontos no FW46. No entanto, a Red Bull não deixou o jovem de 22 anos ir embora — mesmo por um breve período de “empréstimo”. Aqui está o porquê.
A Red Bull precisa ter Liam Lawson em espera
Mais mudanças são possíveis na Red Bull, uma vez que a situação imprevisível de seus pilotos agora é de conhecimento comum nos círculos da F1.
Embora Christian Horner defenda Sergio Perez consistentemente em entrevistas, não é segredo que a vaga do piloto de 34 anos está ameaçada.
Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda estão constantemente sendo avaliados. Caso a Red Bull deixe Perez de lado, um desses pilotos será promovido.
Ricciardo é geralmente visto como o substituto mais provável do piloto mexicano. Apesar das fortes performances de Tsunoda este ano, Christian Horner tem clara preferência por Ricciardo.
Supondo que Tsunoda não o derrote nos próximos GPs, o australiano fica em uma posição forte.
Ainda assim, independentemente de quando e se a Red Bull fizer uma mudança, Liam Lawson tem a ganhar com a situação.
Apesar da hesitação da Red Bull em oferecer a Lawson um contrato de tempo integral, eles estão cientes de seu talento.
A equipe austríaca quer evitar um cenário em que uma rival (como a Audi) possa tirar Lawson deles antes de 2025.
Claro, essas hipóteses tornam as coisas muito complicadas em Milton Keynes.
Felizmente para Lawson, a relutância da Red Bull em enviá-lo por empréstimo (mesmo que apenas por nove GPs) é uma evidência de que um contrato de tempo integral com a RB está no horizonte.
Compreensivelmente, a Williams optou por não buscar um piloto que a Red Bull poderia chamar de volta a qualquer momento.
Williams mostra fé em sua própria academia
Em teoria, um acordo entre a Williams e a Red Bull poderia ter sido possível.
No entanto, James Vowles nunca iria contratar um piloto cuja disponibilidade não pudesse ser garantida nem por três meses.
Enquanto isso, Mick Schumacher não era uma opção convincente para Vowles. O chefe da equipe Williams então se voltou para sua própria academia.
Ele decidiu por Franco Colapinto, que está em 6º na classificação da Fórmula 2, como substituto de Logan Sargeant.
Considerando que o jovem de 21 anos está em sua temporada de estreia, suas performances são excelentes, na maioria das vezes.
O argentino também está à frente de Kimi Antonelli, um dos talentos mais aguardados dos últimos anos.
Embora comparações diretas na Fórmula 2 nunca sejam fáceis, há evidências suficientes para sugerir que Colapinto será mais competitivo que Sargeant.
A Williams teve a oportunidade de avaliar suas habilidades no teste pós temporada de 2023 em Abu Dhabi. Eles também puderam observar o progresso de Colapinto em Silverstone este ano, quando ele correu no TL1.
Liam Lawson sempre foi a primeira opção para James Vowles. Com base nos esforços de Lawson no ano passado, ele era uma opção obviamente bastante desejável.
No entanto, como a Red Bull já tinha planos para ele, um acordo não se materializou.
formula 1, Frnaco Colapinto, James Vowles F1, Liam Lawson, noticias f1, Williams Racing
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.