Por que a Red Bull foi multada no GP dos EUA?

segunda-feira, 20 de outubro de 2025 às 18:09

Carro de Norris em Austin

A Red Bull  recebeu uma multa de 50.000 euros no GP dos EUA por um episódio um tanto bizarro no grid de Austin. Segundo Andrew Benson, da BBC, o valor foi aplicado porque um integrante da equipe entrou novamente na pista para tentar retirar a fita que marcava a posição do carro da McLaren de Lando Norris.

Metade da punição ficou suspensa até o fim da temporada 2025, desde que isso não volte a acontecer. A FIA afirmou que o funcionário da equipe ignorou as instruções dos fiscais, que tentaram impedir seu acesso à área próxima ao portão antes da largada.

A origem da infração

A tentativa de remover a fita de marcação de um rival não representa uma violação direta do regulamento. A Red Bull foi multada porque o funcionário entrou em uma área restrita em um momento proibido. A FIA explicou que ele interferiu nos procedimentos de segurança que antecedem a corrida.

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Esse tipo de ação não é novidade para a equipe austríaca, que em outras ocasiões já fez isso com rivais diretos. No entanto, a McLaren decidiu usar uma fita mais resistente justamente para evitar que isso acontecesse novamente. A dificuldade para retirá-la fez o integrante da Red Bull permanecer no local durante a volta de apresentação, o que gerou a punição.

O site The Race revelou o incidente, e a BBC Sport confirmou as informações. Norris largou em P2, atrás do pole Max Verstappen, e ambos terminaram a corrida na mesma ordem.

Detalhes da decisão da FIA

No início da temporada, a McLaren pediu autorização à FIA para usar fita adesiva como referência de posicionamento no grid. A prática ajuda os pilotos a alinhar seus carros, já que a visibilidade é limitada de dentro dos cockpits. Assim, eles não precisam depender exclusivamente das linhas pintadas no asfalto.

Durante a audiência, um representante da Red Bull explicou que o funcionário envolvido “não percebeu” as tentativas dos fiscais de bloqueá-lo. Mesmo assim, os comissários ressaltaram que qualquer pessoa ligada a uma equipe precisa entender que entrar na pista após a liberação do grid é totalmente proibido.

Segundo o relatório, qualquer interferência no fechamento dos portões antes da largada representa risco de segurança. Por isso, os comissários consideraram a punição apropriada. Tanto a Red Bull quanto a McLaren decidiram não comentar publicamente o caso.

Reação da equipe austríaca

Antes de o motivo completo vir a público, o chefe da Red Bull, Laurent Mekies, chamou o incidente de um simples mal-entendido. Ele disse que a equipe analisou as imagens com a FIA e não viu intenção alguma de descumprir regras.

Mekies declarou: “Podemos lidar melhor com isso no futuro, mas estamos certos de que seguimos todas as instruções. São detalhes pequenos, porém ainda assim exigem atenção.”

O episódio destacou o rigor da FIA quanto à segurança e evidenciou que qualquer erro no grid pode causar consequências sérias às equipes da Fórmula 1.

AS - www.autoracing.com.br

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