Red Bull: Janela maior diminui o potencial do carro
quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025 às 9:16
Pierre Waché
Pierre Waché, diretor técnico da Red Bull, abordou uma preocupação fundamental da equipe antes da temporada 2025 da Fórmula 1.
A Red Bull entra no novo ano esperando mais títulos, tendo conquistado seu quarto campeonato consecutivo com Max Verstappen em 2024.
No entanto, o RB20 enfrentou dificuldades ao longo do ano e ficou conhecido por ter uma janela de acerto estreita em certos eventos.
Embora a Red Bull esteja determinada a tornar o carro menos imprevisível, Waché afirmou que tal tarefa traz seus próprios problemas.
“Como um sonho, você quer isso, claro, mas sabe que o potencial geral diminui se aumentar a janela”, declarou Waché ao motorsport.com.
A Red Bull introduziu uma atualização no GP dos EUA no final da temporada 2024, o que melhorou um pouco sua situação e estabilizou seu caminho de desenvolvimento.
Uma temporada intrigante está por vir, já que o regulamento técnico estável antes das mudanças no próximo ano apresenta a possibilidade de uma disputa acirrada na frente do grid.
Waché sugeriu que a abordagem da Red Bull para a nova temporada é descobrir a janela para cada circuito ao invés de ter um carro mais fácil de acertar.
“O que você quer é estar na janela certa para cada circuito a fim de que possa antecipar isso”, disse ele. “Se conseguir, por que iria querer estender a janela e achatar o potencial geral de um carro?”
“Você quer o carro mais rápido comparado aos outros. Não vou reduzir o potencial geral para torná-lo mais fácil operacionalmente. Você pode reduzir o potencial para ajudar os pilotos, mas não para ajudar os engenheiros a usar o carro”.
carro, f1, formula 1, janela, noticias f1, pierre wache, potencial, red bull
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.