Red Bull garante cronograma do motor próprio para 2026
domingo, 8 de junho de 2025 às 10:30A Red Bull Racing se aproxima de um dos maiores marcos técnicos de sua história. A partir de 2026, a equipe de Max Verstappen utilizará um motor desenvolvido internamente em parceria com a Ford, encerrando a dependência de fornecedores externos de unidades de potência.
Rumores de dificuldades nos bastidores
Nos bastidores do paddock, crescem os rumores de que o projeto da Red Bull Powertrains não estaria evoluindo como o planejado. Fontes sugerem que os motores da equipe austríaca estariam, até o momento, menos potentes do que os da Mercedes — especialmente antes da decisão da FIA de reduzir a contribuição elétrica nas novas especificações dos motores.
Essa mudança regulatória, entretanto, pode acabar beneficiando a Red Bull, que enfrentaria desafios justamente na parte híbrida da unidade de potência.
Marko nega atrasos no desenvolvimento
Em entrevista à revista Speedweek, Helmut Marko tratou de minimizar as especulações:
“Estamos dentro do cronograma com os nossos motores para 2026, mas é claro que não sabemos exatamente o que a concorrência está fazendo”, afirmou o conselheiro austríaco.
“Além do motor de combustão, a bateria desempenha um papel crucial. A entrega de energia, o software e o combustível também são fatores importantes. Com a bateria, o peso e o resfriamento também fazem diferença.”
Vantagem da Mercedes? Só veremos na pista, diz Marko
Questionado sobre os rumores de que a Mercedes teria uma vantagem considerável em relação aos demais concorrentes, Marko foi cauteloso:
“Já há quem fale sobre quem lidera o desenvolvimento das unidades de potência, mas isso só ficará claro quando os carros forem para a pista.”
Primeiros testes já têm previsão
O primeiro contato real com as novas unidades ocorrerá no primeiro trimestre de 2026, quando os carros adaptados ao novo regulamento técnico da Fórmula 1 farão os testes de pré-temporada — tradicionalmente realizados no circuito de Barcelona.
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