Red Bull “furiosa” com reviravolta da FIA nas asas flexíveis

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025 às 9:21

Asa da Red Bull

A Red Bull está supostamente “furiosa” com uma nova repressão da FIA contra asas flexíveis para 2025.

Em meio a controvérsias sobre asas flexíveis envolvendo principalmente a McLaren, a federação analisou profundamente o assunto na temporada passada, mas finalmente declarou que as regras permaneceriam estáveis ​​neste ano.

Entretanto, agora soube-se que a FIA irá apertar os testes de deflexão em 5 milímetros a partir do GP da Espanha no início de junho.

“Com base em análises posteriores da FIA após a temporada 2024, estamos determinados a garantir que a flexibilidade da carenagem não seja mais um ponto de discórdia em 2025”, confirmou um porta-voz da federação sediada em Paris.

Contudo, o oficial da FIA acrescentou que verificações mais rigorosas da asa traseira começarão imediatamente nesta temporada.

Quanto ao motivo pelo qual as mudanças na asa dianteira só serão aplicadas a partir de Barcelona, ​​acredita-se que seja porque equipes como a Red Bull já gastaram muito dinheiro desenvolvendo o carro de 2025 que seria imediatamente declarado ilegal.

A Ferrari também pode ser dramaticamente afetada, tendo atrasado o desenvolvimento da asa dianteira no meio da temporada passada enquanto aguardava a decisão da FIA – que finalmente declarou que as regras permaneceriam totalmente estáveis ​​em 2025.

Leo Turrini, um conhecido jornalista italiano, diz ter ouvido rumores de “melhorias sensacionais” nos tempos de volta da nova Ferrari no simulador.

Outra fonte italiana, Autoracer, afirma: “Há uma ampla crença entre as equipes rivais de que a McLaren desempenhou um papel fundamental na pressão sobre a FIA para apertar os testes”.

“Isso ocorreu após um final de temporada em que a Ferrari mostrou excelente competitividade e a McLaren temeu a recuperação da Red Bull assim que seus problemas de correlação e flexibilidade fossem resolvidos”.

 

LS - www.autoracing.com.br

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