Red Bull “furiosa” com reviravolta da FIA nas asas flexíveis
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025 às 9:21
Asa da Red Bull
A Red Bull está supostamente “furiosa” com uma nova repressão da FIA contra asas flexíveis para 2025.
Em meio a controvérsias sobre asas flexíveis envolvendo principalmente a McLaren, a federação analisou profundamente o assunto na temporada passada, mas finalmente declarou que as regras permaneceriam estáveis neste ano.
Entretanto, agora soube-se que a FIA irá apertar os testes de deflexão em 5 milímetros a partir do GP da Espanha no início de junho.
“Com base em análises posteriores da FIA após a temporada 2024, estamos determinados a garantir que a flexibilidade da carenagem não seja mais um ponto de discórdia em 2025”, confirmou um porta-voz da federação sediada em Paris.
Contudo, o oficial da FIA acrescentou que verificações mais rigorosas da asa traseira começarão imediatamente nesta temporada.
Quanto ao motivo pelo qual as mudanças na asa dianteira só serão aplicadas a partir de Barcelona, acredita-se que seja porque equipes como a Red Bull já gastaram muito dinheiro desenvolvendo o carro de 2025 que seria imediatamente declarado ilegal.
A Ferrari também pode ser dramaticamente afetada, tendo atrasado o desenvolvimento da asa dianteira no meio da temporada passada enquanto aguardava a decisão da FIA – que finalmente declarou que as regras permaneceriam totalmente estáveis em 2025.
Leo Turrini, um conhecido jornalista italiano, diz ter ouvido rumores de “melhorias sensacionais” nos tempos de volta da nova Ferrari no simulador.
Outra fonte italiana, Autoracer, afirma: “Há uma ampla crença entre as equipes rivais de que a McLaren desempenhou um papel fundamental na pressão sobre a FIA para apertar os testes”.
“Isso ocorreu após um final de temporada em que a Ferrari mostrou excelente competitividade e a McLaren temeu a recuperação da Red Bull assim que seus problemas de correlação e flexibilidade fossem resolvidos”.
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