“Red Bull encontra brecha e agradece sidepods por tempo extra no túnel de vento”

sábado, 22 de julho de 2023 às 8:50

Red Bull

A Red Bull Racing poderia fazer relativamente pouco uso do túnel de vento e CFD (Computational Fluid Dynamics) nesta temporada, mas a equipe de Milton Keynes conseguiu aparecer no início do GP da Hungria com um impressionante conceito de sidepods. Possivelmente a equipe de Max Verstappen e Sergio Perez se aproveitou de uma brecha no regulamento.

A Red Bull terminou em primeiro no campeonato de construtores em 2022 e, portanto, tem o menor tempo de túnel de vento de todas as equipes, reduzindo o número de atualizações possíveis. Além disso, a equipe austríaca enfrenta uma penalidade de 10% a menos no tempo do túnel de vento por exceder seu teto orçamentário em 2021.

No entanto, a líder do campeonato entre os construtores continua apresentando atualizações, e sobre isso a concorrência está um pouco confusa. Afinal, como é que a Red Bull surgiu com outra grande atualização para os sidepods na Hungria? Sam Collins, da F1TV, revela que Adrian Newey e seus homens se aproveitaram do que pode ser uma brecha.

“O que a Red Bull fez aqui é muito interessante, porque eles leram o livro de regras e isso é uma coisa muito importante a se fazer. Então, ao mudar este duto lateral, o que eles também mudaram é tudo o que está embaixo deste painel lateral. Todos os resfriadores, todos os radiadores, todos aqueles trocadores de calor, tudo relacionado ao resfriamento da unidade de potência foi alterado”, afirmou.

“E os regulamentos são realmente interessantes neste ponto porque quando você muda essas peças, quando você desenvolve novos radiadores, você desenvolve novos dutos sob a carroceria, que não saem do seu túnel de vento ou alocação de teste CFD. Você tem liberdade absoluta”, explica Collins.

“Você pode passar o tempo que quiser no túnel de vento desenvolvendo os radiadores, desenvolvendo os dutos para os radiadores, desde que esteja relacionado ao resfriamento da unidade de potência”. Portanto, a Red Bull passou muitas horas “extras” usando o túnel de vento, embora algumas restrições fossem aplicadas.

“Eles não têm permissão para colocar nenhuma medição de força, então eles não podem medir quanto downforce isso pode estar gerando, mas eles podem medir o fluxo através do sidepod, eles podem medir a temperatura, eles podem medir as diferentes pressões de ar ao longo do sidepod. Assim, eles podem aprender muito sobre como esses novos sidepods funcionarão”, comentou.

Isso, então, é o que a Red Bull fez, de acordo com Collins. “E é isso que eles estão fazendo, é assim que eles conseguiram introduzir essa atualização dramática no carro”, concluiu.

EB - www.autoracing.com.br

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