Red Bull e McLaren prometem disputa limpa no GP decisivo
sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 às 15:54Disputa pelo título promete ser limpa
Os chefes de Red Bull e McLaren garantem que a corrida decisiva deste final de semana, envolvendo três de seus pilotos, será uma disputa limpa.
McLaren e Red Bull chegam à última etapa com três pilotos ainda com chances de conquistar o título. Apesar de não descartarem táticas estratégicas para atrasar rivais, ambos afirmam que não usarão manobras duvidosas.
“Vamos correr limpo”, disse Zak Brown, da McLaren. “A estratégia faz parte, mas respeito todos na Fórmula 1. Estamos aqui para competir de forma intensa e justa. Espero que a corrida siga exatamente assim.
“Todos temos múltiplos carros, então é preciso ser estratégico, mas acredito que será uma disputa muito saudável até o fim.”
Laurent Mekies, da Red Bull, reforçou: “É refrescante perceber que nem precisamos discutir se vamos correr limpo ou não. Os pilotos vão competir de forma justa, isso é certo.”

Papel de Tsunoda e cenário da disputa
Yuki Tsunoda, companheiro de equipe de Verstappen, não disputa o título. Mekies destacou que ele pode ajudar Verstappen durante a corrida.
“Precisamos de um Yuki forte para colocar o máximo de carros entre Max e os outros se liderarmos com ele. Precisamos de Mercedes, Ferrari e de todos fortes.
“Mas, como disse Zak, será uma luta fantástica e nos manterá atentos até a última volta.”
Histórico de finais de campeonato tensos
O último título decidido na corrida final teve episódios tensos, e a FIA advertiu os pilotos sobre manobras antidesportivas.
Ao longo da temporada, Verstappen e Lewis Hamilton colidiram diversas vezes. O piloto da Red Bull chegou a testar os freios de Hamilton na penúltima etapa. Após o incidente, o então diretor de prova Michael Masi lembrou os competidores sobre regras do Código Desportivo Internacional e punições possíveis, incluindo perda de pontos.
Em corridas passadas, títulos decidiram-se por colisões, como em 1989, 1990 e 1994. Em 1997, Michael Schumacher perdeu o resultado do campeonato após bater no rival Jacques Villeneuve, mas Villeneuve já tinha garantido o título. Até hoje, a FIA não precisou decidir retroativamente sobre pontos confiscados por colisões entre líderes do campeonato.
Campeonato F1, comentar formula 1, corrida limpa, fia, formula 1, GP final, laurent mekies, lewis hamilton, max verstappen, mclaren, red bull, yuki tsunoda, zak brown
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
