Red Bull diz que sucesso de Vettel na F1 não espanta audiência da TV

quarta-feira, 27 de novembro de 2013 às 20:29
F1-horner-newey-vettel-india-2013

Christian Horner, Adrian Newey e Sebastian Vettel

“A Red Bull não está preocupada sobre a Formula 1 perder fãs depois que Vettel venceu o quarto campeonato seguido”, disse o chefe de equipe Christian Horner.

Vettel foi vaiado nas corridas da Bélgica e Cingapura e a média de audiência da televisão teve uma diminuição de 5,4 por cento na Alemanha nesta temporada, de acordo com RTL Group AS (RRTL) alemã.

A equipe de Vettel, bancada pelo bilionário Dietrich Mateschitz, fabricante do energético Red Bull, venceu 47 das 165 corridas desde que entraram no campeonato em 2005.

“De um ponto de vista egoísta quanto mais chata e mais corridas vencermos, melhor”, disse Horner, chefe de equipe da Red Bull, em São Paulo, logo após Vettel vencer a nona corrida seguida. “Mas é claro que nós precisamos competir, nós queremos competição”.

A Formula 1, que recebe cerca de um terço de sua receita anual de $1,4 bilhões em direitos televisivos, arrisca “matar o espetáculo” se a Red Bull continuar dominando, afirma o chefe de equipe da Lotus Eric Boullier. A Lotus foi a quarta entre 11 equipes no campeonato de construtores, 281 pontos atrás da Red Bull.

A rede alemã RTL disse em um email que a média de telespectadores caiu para 5,28 milhões por causa da queda na audiência nas três últimas corridas após Vettel ganhar o título com antecedência. Na Espanha, a audiência média na televisão Antena 3 despencou em 49% para 3,4 milhões nas quatro últimas corridas, comparada com o último ano, de acordo com o jornal madrilenho As.

No último ano, Vettel conquistou o título na corrida final, lutando contra Fernando Alonso, piloto espanhol da Ferrari.

Público Estável
A F1 manteve uma audiência global estável de cerca de 50 milhões sobre a década passada, superando outros esportes incluindo tênis, de acordo com Kevin Alavy, diretor de gestão em Nova York da Futures Sport + Entertainment.

A British Broadcasting Corp.(BBC), que divide as transmissões de corridas com a British Sky Broadcasting Pic no Reino Unido, disse que o público cumulativo de pessoas assistindo a cobertura da Formula 1 por 15 minutos ou mais aumentou em 1,4 milhões para um total de 28 milhões.

A categoria tem se esforçado em conquistar novos fãs fora da Europa. Ela tinha perdido audiência na China, Rússia e Estados Unidos na última temporada, de acordo com um relatório interno de audiência.

Martin Whitmarsh, chefe de equipe da McLaren, que está na Formula 1 desde 1966, disse que a chegada da Red Bull tinha “distorcido o esporte” por causa de seus gastos. Ele disse que a afirmação de Horner que sua equipe não é a maior gastadora é enganosa: “Eles (Red Bull) dizem que é besteira, mas todo mundo sabe disso, inclusive eles,” afirmou Whitmarsh.

Vendas do Vencedor
A Red Bull Technology Ltd. uma empresa que projeta e fabrica o carro vencedor do campeonato, teve vendas de 231,9 milhões de libras e custos de 201,3 milhões de libras no ano de 2012. Já a Red Bull Racing Ltd., uma subsidiária que gerencia a equipe, teve vendas de 176,3 milhões de libras e custos de 170,3 milhões de libras.

“Eu posso ver porque as pessoas talvez fiquem frustradas com isto, mas eu penso que as corridas tem sido muito boas”, disse Horner. “A maneira mais fácil de tornar-se impopular é começar a vencer. E nós ganhamos muito nos últimos anos. É inevitável que muitas pessoas não se sintam confortáveis com algumas equipes.”

 

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.