Red Bull deverá reduzir seu programa de pilotos

quarta-feira, 25 de outubro de 2023 às 10:56

Enzo Fittipaldi

A Red Bull deverá cortar boa parte de seu famoso e notório programa de desenvolvimento de jovens pilotos.

Sebastian Vettel, Carlos Sainz, Daniel Ricciardo, Yuki Tsunoda, Pierre Gasly, Alex Albon, Liam Lawson, Max Verstappen e muitos outros chegaram ao grid da Fórmula 1 graças ao programa júnior da Red Bull.

Neste ano, a marca de bebidas energéticas teve dois juniores na Fórmula 3 e nada menos do que seis na Fórmula 2 – além de vários em outras categorias.

Porém, de acordo com a publicação holandesa Formule 1, Christian Horner, chefe da Red Bull, disse recentemente que queria reduzir o número de juniores – talvez contribuindo em parte para os rumores de discórdia com Helmut Marko.

“Ainda não houve nenhuma declaração oficial da Red Bull, mas a saída de vários nomes parece ser iminente”, relatou a revista.

David Dicker, CEO da equipe Rodin-Carlin da F2, acredita que seus dois pilotos apoiados pela Red Bull, Zane Maloney e Enzo Fittipaldi, estão entre aqueles que serão dispensados.

“O apoio para a maioria dos pilotos nestas equipes juniores é próximo de zero, pelas informações que tenho”, declarou ele ao Mirror.

“Até onde sei, eles não serão apoiados pela Red Bull no próximo ano. Sejamos sinceros, já há mais bons pilotos do que vagas, então qual é o sentido de tentar?”

Dennis Hauger, outro piloto apoiado pela Red Bull na F2, nem sequer esperou um anúncio, revelando nas redes sociais que vai se “separar” da Red Bull no fim da temporada.

“Eu sou grato por seu apoio ao longo dos anos e estou pronto para explorar novas oportunidades pela frente”, disse ele.

Horner não nega que mais membros podem ser dispensados.

“Não nos falta talento na organização e Helmut tem feito um ótimo trabalho identificando jovens talentos, o que é sua função primária”, comentou ele.

“Mas você não pode desenvolver um Max Verstappen todos os anos. O talento às vezes vem em ondas. É um programa duro, mas a F1 não é uma faculdade – você precisa chegar como um produto concluído e os pilotos que têm sucesso ganham uma oportunidade”.

Kuba Mikolajczak, um jornalista polonês do Viaplay, acha que a Red Bull terá apenas dois juniores em 2024 – Isack Hadjar, que substituirá Tsunoda no TL1 no México, e Pepe Marti, recém-contratado que tem sua carreira gerenciada por Fernando Alonso.

É uma má notícia para Jak Crawford, Ayumu Iwasa e potencialmente outros, incluindo o filho de Juan Pablo Montoya, Sebastian.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.