Red Bull desmente “super motor” para Verstappen em Jeddah

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021 às 9:08

Max Verstappen

A Red Bull negou que o carro de Max Verstappen poderia receber um novo “super motor” para o GP da Arábia Saudita.

No começo desta semana, surgiram rumores de que o holandês trocaria de motor na corrida deste fim de semana, com a Honda utilizando um mapeamento de potência mais agressivo em resposta ao “motor apimentado” da Mercedes.

A Mercedes trocou o motor de Lewis Hamilton no GP de São Paulo, mas a punição resultante de cinco lugares no grid não o impediu de vencer a prova graças em parte à vantagem de potência do novo motor de combustão interna.

O rumor sobre Verstappen indicava que a Honda faria a mesma coisa com um motor que operaria mais perto de seu pico de performance porque só precisaria completar duas corridas.

Contudo, um porta-voz da Red Bull confirmou ao racingnews365.com que esses relatos não são verdadeiros e que não há planos de trocar o motor de Verstappen, o que resultaria em uma punição no grid.

Entende-se que Verstappen ainda tem dois motores em sua alocação, ambos com uma quilometragem considerável.

Nesta temporada, a Mercedes admitiu que suas UPs se degradam muito rapidamente, significando que a vantagem de potência de Hamilton com o “motor apimentado” pode não ser tão evidente no circuito de rua de Jeddah quanto foi em Interlagos.

A Honda, por outro lado, consegue alcançar uma produção de potência bem mais consistente ao longo da vida útil de seus motores e vem explorando melhor seu potencial sem preocupações de confiabilidade – um luxo que a Mercedes não teve.

Isso poderia explicar por que não há nenhuma urgência em dar um motor novo a Verstappen na Arábia Saudita, já que o benefício para a Red Bull simplesmente não seria tão significativo quanto o da Mercedes.

Apesar de não haver planos para um motor novo em Jeddah, a equipe não descartou a possibilidade de uma troca na etapa final da temporada em Abu Dhabi.

“Uma troca de motor não está planejada na Arábia Saudita no momento”, declarou Helmut Marko, consultor de automobilismo da Red Bull, ao f1-insider.com. “Se acontecer, será em Abu Dhabi”.

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.