Red Bull de Perez é a melhor no TL2 em Austin

sexta-feira, 22 de outubro de 2021 às 18:19

Sergio Perez em Austin 2021

Se a Mercedes detonou no TL1 mais cedo hoje, na parte da tarde a Red Bull com Perez deu o troco sendo o carro mais rápido do TL2 no Circuito das Américas em Austin.

Hamilton chegou a marcar 1m34.842s, que o teria colocado à frente de Perez por 0,104s, mas ele foi além dos limites aceitos da pista na penúltima curva e teve seu tempo deletado.

Em condições de muito calor no Circuito das Américas, o pelotão foi à pista primeiro com os compostos mais duros – com Antonio Giovinazzi estabelecendo o primeiro lugar como com 1m38.355s nos pneus médios.

Esteban Ocon, Kimi Raikkonen e Lance Stroll desfrutaram de breves passagens em P1 durante o início do treino, antes de Valtteri Bottas usar um jogo de médios para reduzir o tempo mais rápido para 1m38.887s.

Poucos minutos depois, ele perdeu esse P1 para Perez, que marcou 1m35.883 e a dupla continuou fazendo os melhores tempos antes do meio do treino, até que os pilotos começassem a mude para os macios.

Stroll liderou o caminho, passando para P1 com 1m35.561s para a Aston Martin logo após a marca de 20 minutos de treino.

Bottas então voltou ao primeiro lugar com 1m35.360s, mas foi consideravelmente mais lento do que o melhor de Hamilton – marcado alguns minutos depois.

Mas depois que Hamilton teve sua primeira volta deletada nos macios, ele permaneceu com os pneus e finalmente marcou 1m35.310s com a borracha vermelha, muito além de seu melhor depois de completar uma segunda volta de esfriamento lenta em condições quentes.

Mas Perez já havia retomado a primeira posição pouco antes dos 30 minutos com seu 1m34,946s, com Norris então se encaixando em P2 também com pneus macios para terminar 0,257s atrás.

Norris teve que voltar ao pit nos estágios iniciais, depois que ele relatou “algo solto em volta do meu cotovelo” que significava que ele não podia “virar a direção corretamente”.

A Red Bull nunca chegou a ver como Verstappen entraria na batalha no topo dos tempos, já que o holandês abandonou sua volta voadora com pneus macios – frustrado com a gestão de tráfego de sua equipe.

Verstappen estava se preparando para começar uma volta rápida nos macios quando vários carros passaram à sua frente e ele foi forçado a completar outra volta de preparação – após a qual ele estabeleceu o melhor tempo da sessão no primeiro setor antes de tirar o pé vendo o tráfego lento à frente dele de carros na volta de esfriamento de volta aos boxes.

O atual líder do campeonato, com raiva, disse à Red Bull que estava “lutando box e então foda-se” para se concentrar em seu stint longo que se aproximava, pois estava “cheio dessa corrida curta”.

No início da sessão, Verstappen e Hamilton correram pela última curva e fizeram a reta dos boxes lado a lado na subida para a fechada curva 1 à esquerda – uma situação em que Verstappen foi instruído pela Red Bull a “ignorar” Hamilton e seguir em frente. Mas a câmera onboard de Verstappen o flagrou mostrando o dedo do meio para Hamilton.

Bottas foi P4 na frente de Daniel Ricciardo, com Stroll caindo para P6 na frente de Charles Leclerc e Verstappen – cuja melhor volta permaneceu como a mais rápida com o pneu médio que todos usaram nos primeiros momentos do treino.

Carlos Sainz Jr e Giovinazzi completam a lista dos 10 primeiros.

No final do treino Fernando Alonso rodou na penúltima curva a pouco mais de três minutos do fim – o piloto da Alpine, P13 na classificação final do TL2, ainda bateu muito de leve na barreira de proteção depois de passar pela caixa de brita, mas conseguiu retornar. Havia bastante vento de cauda ali naquele momento.

Giovinazzi também parou na última curva quando os carros voltaram aos boxes no final do treino antes de ele virar bruscamente à esquerda e voltar para a garagem da Alfa Romeo em baixa velocidade.

Veja os tempos do TL2:

Pos Piloto Equipe – Motor Tempo Dif Voltas
1 Sergio Perez Red Bull-Honda 1’34.946 24
2 Lando Norris McLaren-Mercedes 1’35.203 0.257 20
3 Lewis Hamilton Mercedes 1’35.310 0.364 22
4 Valtteri Bottas Mercedes 1’35.360 0.414 24
5 Daniel Ricciardo McLaren-Mercedes 1’35.457 0.511 21
6 Lance Stroll Aston Martin-Mercedes 1’35.561 0.615 25
7 Charles Leclerc Ferrari 1’35.572 0.626 23
8 Max Verstappen Red Bull-Honda 1’35.824 0.878 23
9 Carlos Sainz Jnr Ferrari 1’35.919 0.973 24
10 Antonio Giovinazzi Alfa Romeo-Ferrari 1’36.138 1.192 26
11 Esteban Ocon Alpine-Renault 1’36.158 1.212 23
12 Pierre Gasly AlphaTauri-Honda 1’36.242 1.296 25
13 Fernando Alonso Alpine-Renault 1’36.376 1.430 18
14 Kimi Raikkonen Alfa Romeo-Ferrari 1’36.558 1.612 25
15 Sebastian Vettel Aston Martin-Mercedes 1’36.718 1.772 30
16 Yuki Tsunoda AlphaTauri-Honda 1’36.983 2.037 24
17 Mick Schumacher Haas-Ferrari 1’37.041 2.095 24
18 Nicholas Latifi Williams-Mercedes 1’37.254 2.308 26
19 George Russell Williams-Mercedes 1’37.490 2.544 21
20 Nikita Mazepin Haas-Ferrari 1’38.026 3.080 23

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.