Red Bull conversou com a FIA sobre favorecimento à Mercedes

segunda-feira, 29 de novembro de 2021 às 10:52

Christian Horner e Helmut Marko

Helmut Marko diz que a Red Bull teve várias conversas com a FIA no começo deste ano em meio a suspeitas de favorecimento à Mercedes.

Com as duas equipes lutando pelos títulos mundiais de 2021, a disputa acirrada na pista frequentemente se transformou em acaloradas guerras verbais entre Christian Horner e Toto Wolff, chefes da Red Bull e Mercedes, respectivamente.

Também foram levantadas questões sobre a legalidade do W12 e do RB16B, com Marko particularmente frustrado com o debate sobre a asa flexível que surgiu no GP do Azerbaijão em meio a questões da Mercedes e outras equipes.

“Quando a Mercedes viu que nós estávamos no mesmo nível ou até mais rápidos, eles vieram primeiro com as asas flexíveis e depois com todos os tipos de argumentos falsos”, explicou o consultor de automobilismo da Red Bull ao motorsport.com.

“Nós vimos aqueles atitudes como gestos bastante antidesportivos e então também ficamos focados no que acontece na Mercedes com aquelas asas, por exemplo”.

“Tudo isso acontece quando a batalha é tão intensa como neste ano e principalmente quando alguém não está acostumado a ser desafiado por outra equipe”.

Marko explicou que a Red Bull inicialmente pensou que havia uma “parcialidade” nas decisões sendo tomadas, mas desde então houve conversas produtivas com a FIA e a Liberty Media, proprietária da Fórmula 1.

“Nós sentimos que havia uma certa parcialidade nas decisões”, disse Marko. “Porém, tivemos várias discussões com a FIA e também com a Liberty, então eu diria que faz parte do jogo”.

De acordo com Marko, também é o caso das trocas de farpas entre Horner e Wolff, desde que elas não passem dos limites.

“Você apoia o seu piloto, é claro, e ao fazer isso desprestigia seu oponente até certo ponto”, comentou ele. “Mas de qualquer maneira isso é lógico, desde que fique dentro dos limites”.

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.