Red Bull comenta análise do GP de Abu Dhabi

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022 às 9:51

Safety car no GP de Abu Dhabi

Jonathan Wheatley, diretor esportivo da Red Bull, deu sua opinião a respeito da análise da decisão do título de 2021 em Abu Dhabi que está sendo conduzida pela FIA.

Apesar do sucesso de Max Verstappen no campeonato mundial, Wheatley destacou a importância da Fórmula 1 trabalhar coletivamente e aprender todas as lições possíveis.

“É realmente importante que a FIA faça sua investigação trabalhando com as equipes e que todos nós sigamos qualquer que seja o resultado dessa investigação”, declarou Wheatley durante uma participação no The Jack Threlfall Show.

“O diretor de prova e os comissários têm um trabalho bastante difícil. Nós falamos sobre a consistência das decisões dos comissários, como as pessoas que assistem futebol gostariam de ver dos árbitros, e nem sempre é o caso”.

Comentando o cenário geral, Wheatley acredita que regras claras e uma aplicação consistente delas são necessárias depois que uma sequência de incidentes provocou confusão durante a temporada 2021, particularmente nas ultrapassagens.

“É claro que todos nós gostaríamos que tudo fosse extremamente claro. Nós temos esta ótima filosofia abrangente de deixá-los correr, mas é uma filosofia. Também há o preto e branco do regulamento, que é frequentemente prescrito em termos de punições. Não existe nenhuma flexibilidade”.

“Eu acho que essas áreas do esporte precisam vir do topo, do Conselho Mundial de Automobilismo, que tem de dizer ‘aqui estão os princípios sob os quais nós vamos correr’. Então, a FIA e as equipes devem trabalhar juntas para garantir um conjunto consistente de regras esportivas”.

Ainda falando sobre o regulamento e seus limites, Wheatley admitiu que Verstappen às vezes pode ser “difícil de policiar” como piloto. Entretanto, ele elogiou o holandês e seu rival Lewis Hamilton por serem “pilotos puros”.

“Se você olhar qualquer atleta de elite em qualquer esporte, eles elevam o nível, desafiam todos ao seu redor e dificultam muito o trabalho de tentar policiá-los de tempos em tempos”, comentou Wheatley.

“Max é um piloto 100% puro, assim como Lewis. O que nós vimos no ano passado foi uma batalha titânica e eu espero que tenhamos muitas outras como aquela no futuro”.

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.