Red Bull apresenta seu RB18 para 2022

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022 às 17:37

Red Bull RB18 – 2022

A Red Bull apresentou as primeiras imagens de seu novíssimo RB18 para a nova era da Fórmula 1. O carro levará o número 1 graças ao título de Max Verstappen. A questão para todos os amantes da F1 é se a Red Bull terá que pagar um preço pela longa luta pelo campeonato do ano passado na nova temporada.

Depois de sete títulos consecutivos de pilotos para a Mercedes, um piloto da equipe baseada Milton Keynes teve seu nome gravado no troféu do campeão mundial. Max Verstappen venceu Lewis Hamilton em uma final sem precedentes, mas isso não é algo para se tratar aqui.

Mas o título mundial pode ter custado caro. Nenhuma outra equipe passou tanto tempo desenvolvendo o carro de 2021 quanto a Red Bull. Os responsáveis não queriam perder a oportunidade de vencer o primeiro campeonato mundial desde 2013. No final, a estratégia arriscada foi finalmente coroada de sucesso. A questão agora é quantos recursos foram retirados do projeto de 2022 e quanto o desenvolvimento foi adiado como resultado.

Pelo menos no que diz respeito à apresentação do novo carro, a Red Bull já está na vanguarda novamente. O pano digital foi retirado do RB18 nesta quarta-feira (9 de fevereiro) tanto por meio de seus próprios canais de mídia social quanto pelas contas de fãs e parceiros. Para permitir também a participação da crescente base de fãs nos EUA, o evento de lançamento só começou no final da tarde do horário europeu.

Esse é Red Bull RB18 real?

Você não poderia realmente esperar que a Red Bull fosse a segunda equipe do grid a apresentar seu novo carro, logo após a Haas. No passado, a equipe de desenvolvimento em torno do mago Adrian Newey sempre trabalhou na tecnologia até o último segundo. Algumas fotos oficiais do novo carro foram enviadas apenas alguns minutos antes da primeira rodada de testes.

Dessa vez a equipe se atreveu a sair das sombras duas semanas antes do início dos testes de inverno em Barcelona. No entanto, as fotos não devem ajudar muito a concorrência. Tecnicamente, o modelo mostrado parece estar muito longe do verdadeiro Red Bull RB18, que sairá da garagem em 23 de fevereiro. O carro revelado é mais uma reminiscência do “show car” da própria F1 revelado na corrida de Silverstone no verão passado.

A asa dianteira, que consiste em apenas três – e não os quatro permitidos – elementos parece muito simples. O nariz é um pouco mais fino do que o do show car originalmente mostrado. A traseira larga parece meio desajeitada. Pode-se supor que o carro real provavelmente terá uma aparência muito diferente. Nos anos anteriores, a equipe de Newey ficou feliz em ter detalhes aerodinâmicos importantes retocados nas fotos oficiais para enganar a concorrência e não revelar as cartas cedo demais.

Honda “meio grávida”

Essa primeira olhada na pintura não traz grandes surpresas. A Red Bull continua o antigo esquema de cores, que permaneceu praticamente inalterado desde 2016. Apenas os grandes logotipos da Honda na carenagem e nas asas desapareceram. O parceiro retirou-se do auge do automobilismo como fornecedor de motores durante as férias de inverno. Mas como você sabe, às vezes as coisas acabam sem exatamente terminarem. A nova UP também vem da Honda em Sakura, Japão.

No ano anterior, os engenheiros japoneses conseguiram com um esforço real diminuir muito a diferença de potência para a Mercedes, o que foi um dos itens que possibilitou a vitória de Verstappen. Para 2022, no entanto, o turbo V6 teve que ser fundamentalmente reconstruído novamente para adaptar a combustão à mistura prescrita de dez por cento de biocombustível baseado em etanol.

Embora a Red Bull tenha estabelecido seu próprio desenvolvimento de motores no campus de tecnologia em Milton Keynes e já tenha contratado muitos funcionários alemães, ingleses e japoneses para isso, a manutenção permanecerá nas mãos dos japoneses até a mudança planejada para a nova geração de unidades em 2026. Com o congelamento da tecnologia do motor na próxima temporada, no entanto, o compromisso da Honda continuará diminuindo.

Verstappen é o número 1

Além dos logotipos do patrocinador da equipe Oracle, o número com o qual Max Verstappen inicia a temporada é novo na carroceria. O holandês é o primeiro piloto desde Sebastian Vettel em 2014 a ter o “1” pintado em seu carro. Lewis Hamilton sempre renunciou voluntariamente a essa honra e ficou com o 44. Como se sabe, Nico Rosberg, que teria uma escolha após o título em 2016, mas não quis saber de defender seu título e se aposentou.

Claro que este não é o caso do caçador Verstappen. O ainda jovem ás de 24 anos gostaria de conquistar um segundo título imediatamente. “Quantas vezes você tem a chance de trocar números? E o número 1 é o melhor número, então foi fácil para mim escolher. Espero que o número 33 não volte no próximo ano”, comentou o holandês sobre o jogo de números.

Seu companheiro de equipe tem preocupações completamente diferentes. O valor de mercado de Sergio Perez caiu significativamente após a derrota esmagadora no duelo interno e com o segundo piloto da Mercedes em 2021 Valtteri Bottas. A corajosa batalha defensiva na final de Abu Dhabi contra Hamilton também não ajudou muito. O mexicano tem que melhorar muito, principalmente em classificação. Caso contrário, logo perderá seu cockpit novamente. Após fortes atuações com a equipe júnior Alpha Tauri, Pierre Gasly está pronto para reconquistar o cobiçado lugar na equipe principal da Red Bull.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.