Red Bull analisa motor de Verstappen e não confirma punição
segunda-feira, 28 de setembro de 2026 às 9:05
Max Verstappen
A Red Bull aguarda uma análise técnica antes de decidir se Max Verstappen precisará cumprir uma punição no grid ainda nesta temporada.
O tetracampeão mundial enfrentou um problema inesperado no motor durante a classificação do GP do Azerbaijão. A falha comprometeu suas chances de conquistar uma boa posição no grid.
Ainda assim, Verstappen conseguiu reagir e terminou a corrida em Baku em P2. Porém, depois da classificação, o holandês já havia concluído que “uma punição no grid vai acontecer em algum momento”.
Quero ser VIPRed Bull ainda não sabe se Verstappen será punido
A Red Bull evitou uma punição em Baku ao trocar componentes dentro do conjunto de unidades de potência que Verstappen já tinha disponível antes da corrida.
No entanto, a equipe ainda não sabe exatamente quando ou mesmo se precisará recorrer a uma nova UP e aceitar uma punição no grid.
Por isso, Laurent Mekies, chefe da Red Bull, não confirma a avaliação de Verstappen. Antes de tomar uma decisão, a equipe quer entender exatamente o que aconteceu com o motor durante a classificação.
“Isso ainda não está claro”, disse Mekies à imprensa. “Vai depender muito da nossa análise dos problemas que tivemos com o motor dele, que tivemos de retirar do carro, e se poderemos ou não usar esse motor novamente”.
“Com base nisso, veremos se podemos chegar ao final com seu quarto motor (do grupo disponível)”.
Dessa forma, a Red Bull ainda trabalha com diferentes possibilidades para o restante da temporada. Se os componentes disponíveis forem suficientes, Verstappen pode completar o campeonato sem precisar cumprir uma punição.
Por outro lado, caso a punição se torne inevitável, a equipe de Milton Keynes poderá esperar até que ela seja obrigatória. Outra possibilidade é escolher antecipadamente um momento para assumir a perda de posições.
A Mercedes adotou essa segunda estratégia com Kimi Antonelli no GP da Itália.
Mekies elogia performance de Verstappen em Baku
Mekies também explicou que Verstappen enfrentou dois problemas diferentes relacionados à UP durante a classificação em Baku.
“Tivemos dois problemas diferentes com a UP e isso nos custou muito, mas é assim que funciona. Faz parte do jogo”, afirmou.
Apesar dos problemas, o chefe da Red Bull destacou o desempenho de Verstappen ao longo do fim de semana.
“Max foi muito, muito forte desde sexta-feira e provavelmente estaria brigando pela primeira fila sem os problemas que tivemos com a UP”.
Segundo Mekies, a troca do motor permitiu que Verstappen recuperasse o nível de competitividade esperado pela equipe.
“É claro que corrigir isso com o novo motor nos permitiu voltar ao nível competitivo que esperávamos ter”.
baku, classificação, GP do Azerbaijão, Kimi Antonelli, laurent mekies, max verstappen, mercedes, motor, punição no grid, red bull, temporada 2026, unidade de potencia
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.