Red Bull pode se concentrar em 2026 após o GP da Inglaterra

quinta-feira, 26 de junho de 2025 às 9:24

Helmut Marko e Christian Horner

De acordo com Helmut Marko, a Red Bull pode encerrar o desenvolvimento do carro de 2025 já após o GP da Inglaterra. A razão, segundo ele, é clara: a equipe pretende redirecionar todos os seus esforços para o projeto de 2026.

Isso porque a Fórmula 1 passará por uma transformação radical a partir do próximo ano, com mudanças profundas tanto no chassi quanto na unidade de potência.

Pela primeira vez, a Red Bull construirá seu próprio motor – em parceria com a Ford – sob a liderança da Red Bull Powertrains.

Além disso, com a saída de Adrian Newey, será Pierre Waché quem comandará o desenvolvimento do novo carro. Ou seja, trata-se de uma virada estrutural na equipe.

Decisão estratégica deve vir após Silverstone ou Spa

Atualmente, todas as equipes enfrentam o mesmo dilema: como dividir os recursos entre a temporada atual e o futuro que se aproxima rapidamente. No entanto, para Marko, a Red Bull pode tomar uma decisão definitiva antes do esperado.

“Presumo que depois de Silverstone ou Spa, no máximo, haverá uma decisão de focar inteiramente no novo carro”, declarou ele ao jornal austríaco Kleine Zeitung.

Segundo Marko, o uso do túnel de vento e de outras ferramentas está rigidamente limitado. Portanto, à medida que o tempo passa e o teto orçamentário aperta, a tendência é abandonar o desenvolvimento do modelo atual.

“A questão é: onde alocar os recursos?”, continuou. “Produzir novas peças exige tempo, e o limite de custos obriga escolhas estratégicas”.

2026 ainda é uma incógnita — mas a Red Bull confia na base

Embora rumores indiquem que a Mercedes possa liderar a nova era da F1, Marko se mantém cético.

“A Mercedes se declarou favorita, mas não há evidências disso”, afirmou com clareza.

Para ele, o novo regulamento técnico envolve diversos fatores decisivos – sendo o motor, possivelmente, o mais desafiador de todos.

“Só o desenvolvimento do motor de combustão já é incrível. O novo motor é menor que o do meu cortador de grama!” brincou.

Ainda de acordo com Marko, quatro elementos serão cruciais para o sucesso em 2026: o motor de combustão, a confiabilidade, a bateria e o combustível.

“Estamos em boa posição com o motor. Se não houver problemas de durabilidade, não será uma virada drástica. A bateria será inicialmente convencional. E, por fim, estamos muito satisfeitos com o progresso no desenvolvimento do combustível junto com a Exxon”, concluiu.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.