Recuperação e vitória inédita de protótipo Lamborghini nas 12 Horas de Tarumã

domingo, 18 de dezembro de 2016 às 13:58
Largada em Tarumã

Largada em Tarumã

A mais tradicional prova de longa duração do Rio Grande do Sul, e uma das mais consagradas do Brasil, proporcionou mais um show de resistência, superação e técnica. Com tecnologia cada vez mais avançada nos carros, a disputa das 12 Horas de Tarumã ganhou ingredientes especiais em uma disputa acirrada até o fim, na qual venceu não só o mais rápido, mas quem enfrentou o menor número de problemas durante as 12 horas de alta velocidade.

O grande vencedor da chamada “Fita Azul” na classificação geral foi o protótipo Lamborghini # 18 do quinteto Paulo Fernando Poeta, Fernando Fortes, Marcelo Santana, Anderson Toso, Pedro Queirolo e Henrique Assunção. O time completou 547 voltas durante as 12 horas de corrida. A vitória veio no sufoco com a disputa intensa até a última hora de competição. Penalizado com um drive-through (passagem pelos boxes), o carro teve que recuperar o tempo perdido e foi beneficiado com uma pane mecânica do adversário quando restava menos de uma hora para o fim.

– É uma prova que eu sempre quis correr. É muito difícil vencer e entramos para história. Só temos a agradecer – vibrou o piloto Pedro Queirolo.

Marcelo Santana, de São Paulo, saiu do carro emocionado com a recepção que teve no Rio Grande do Sul.

– Fui muito bem recebido e tenho muito orgulho em dizer que vamos participar do Endurance no ano que vem junto com todos os gaúchos – contou.

O piloto Henrique Assunção dedicou o resultado ao mecânico Paulo, que ficou ferido antes da largada.

– Estou emocionado demais. Feliz, mas ao mesmo tempo triste com o que aconteceu com o nosso mecânico Paulinho. Ele merece nossa energia e dedicamos essa vitória para ele – disse.

A vitória foi inédita do modelo Protótipo Lamborghini. O carro estreou em 12 Horas de Tarumã com a consagração.

– É maravilhoso vencer. Foi a oitava corrida desse carro e a primeira em uma 12 Horas de Tarumã. Agora já são oito vitórias da equipe Mottin na história e tinha que ser assim, com emoção até o fim – afirmou o preparador da equipe, Luciano Mottin.

A segunda posição ficou com o protótipo Tubarão VIII #69 do quarteto Júlio Martini, Rodrigo Bacher, Franco Pasquale e Marcelo Vianna, que completou a corrida quatro voltas atrás do líder. Quem também foi muito aplaudido foi o Tornado #3, da dupla Cali Crestani, da cidade de Tapera e Fernando Stédile, de Passo Fundo. Mesmo que não tenha se sagrado vencedor, o time recebeu muitos aplausos pela valentia e superação. A equipe conseguiu colocar o carro de volta na pista, depois da quebra de uma homocinética quando restavam aproximadamente 50 minutos para o fim.

Entre os carros da categoria Turismo, a vitória ficou com o Gol 77 de Daniel Elias, de Nova Hartz e Carlos Belleza, de Itaqui.

O grid foi formado por 24 carros, entre protótipos e turismo. A largada foi ao estilo Le Mans, com os carros posicionados na diagonal na reta dos boxes, uma tradição já esperada pelo público. O ronco dos motores veio acompanhado do show de fogos de artifício que saudou o início de mais uma árdua jornada de pilotos e preparadores no circuito de Viamão. Durante a primeira hora de corrida, o ritmo foi intenso com aproximadamente cinco carros se mantendo na mesma volta brigando pelas primeiras posições. O protótipo Tubarão liderou a maior parte do tempo sendo acompanhado de perto pelo MCR #46.

Um dos líderes enfrentou problemas com pouco menos de 3 horas de corrida. O protótipo MRX #27 de Rodrigo Machado, Caco Pereira e Matheus Castro rodou deixando de vez a disputa pelas primeiras colocações. A suspensão traseira do carro quebrou, fazendo com que o piloto Caco Pereira perdesse o controle no contorno da Curva 1. A mesma curva vitimou um dos candidatos à vitória, o Tubarão #5 que bateu violentamente na muralha de pneus abandonando a corrida, após aproximadamente cinco horas de disputa.

Em parte da madrugada o domínio foi da dupla Nilson Ribeiro e José Ribeiro, do MRX #65, que assumiu a dianteira por volta das 3 horas. Poucos minutos depois, o domínio passou a ser do MCR #46. O momento decisivo da corrida, aconteceu às 7h38min, quando um vazamento de óleo provocou a rodada do experiente piloto João Sant´Anna na Curva 1. O protótipo vencedor das duas últimas edições das 12 Horas de Tarumã foi parar na caixa de brita, sendo depois levado para os boxes onde os mecânicos tentaram insistentemente fazer o reparo.

A partir daí o duelo ficou entre o protótipo Tornado #3 de Cali Crestani e Fernando Stédile sendo perseguido pelo MCR Lamborghini #18.

O mecânico Paulo Roberto Feiten, da equipe vencedora, sofreu queimaduras em um incêndio minutos antes da largada. O integrante da equipe foi levado para o Hospital de Pronto Socorro e está sob observação.

Classificação

Pos No Piloto(s)
1 18 Poeta/Fortes/Santana/Queirolo/Assunção/Toso MCRLambo
2 69 J.Martini/R.Bacher/F.Pasquale/M.Vianna Tubarão 8
3 3 Cali Crestani/Fernando Stedile Tornado
4 65 Nilson Ribeiro/José Ribeiro MRX
5 31 Poeta/Santana/Queirolo/Assunção/Fortes/Toso Lambo
6 27 Rodrigo Machado/Caco Pereira/Matheus Castro MRX
7 73 Leandro Totti/Maicom Tumiate Spyder
8 77 Daniel Elias/Carlos Belleza Gol
9 19 Jorge Machado/Rui Machado BMW
10 71 Ian Ely/Daniel Claudino MCR
11 2 I.Eberle/F.Melo/M.Dieder/A.Hoerlle Spyder
12 46 C.Castro/P.Castro/V.Genz/J.Santanna/G.Martins MCR
13 22 Halmenschlanger/Halmenschlanger/Fabiano/Tarvey Gol
14 55 Leonardo Flores/Jorge Flores/Leandro Silva Fusca
15 45 Jeferson Hubner/Luciano Heinz Celta
16 72 Alejandro Gignetti/Vander Penques Spyder
17 36 J.Bastos/D.Andrade/T.Messias/M.Bernardes MCR
18 96 H.Kohl Jr/L.Kohl/S.Bastos/Cleiton MCR
19 9 Kreis Jr/Ricardo Mendes/Telmo Techio Maserati
20 5 Tiel Andrade/Mauro Kern/Paulo Sousa Tubarão IX
21 110 E.Dieter/F.Ventre/J.Moro MR18
22 10 J.Cardoso/G.Tomazini/G.Simon/R.Simon/Seabra MRX
23 26 L.Borghesi/M.Marconde/C.Leone Spyder
24 40 L.C. Ribeiro/C.Vieira/R.Ribas Aldee

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.