RB cética sobre a mudança de chassi para Ricciardo

sábado, 6 de abril de 2024 às 14:15

Daniel Ricciardo

O diretor de corrida da equipe RB, Alan Permane, está cético de que uma mudança de chassi para Daniel Ricciardo faça alguma diferença para o australiano.

As esperanças de Ricciardo de usar a equipe júnior como trampolim para seu retorno à Red Bull Racing estão desaparecendo em 2024, com o companheiro de equipe Yuki Tsunoda estabelecendo uma clara vantagem.

Mais cedo em Suzuka, Ricciardo admitiu que estava pressionando por uma mudança de chassi, para eliminar sua suspeita persistente de que uma falha técnica fundamental poderia explicar sua última queda.

O chefe da equipe RB, Laurent Mekies, e Permane, o diretor de corrida, atenderam ao desejo de Ricciardo. “Eu iniciei isso”, confirma Ricciardo, 34 anos, agora, segundo a revista alemã Auto Motor und Sport. “Sempre há pequenas diferenças no chassi. Antes que alguém me diga que sou uma porcaria, eu queria pelo menos resolver isso”.

No entanto, Permane diz que uma mudança de chassis quase nunca é uma solução milagrosa na Fórmula 1. “Para mim, um chassi é apenas uma pilha de carbono à qual prendemos a suspensão, o motor e a caixa de câmbio”, explicou ele. “É improvável que haja algum problema que afete o desempenho”.

Permane admitiu que, normalmente, teria recusado um pedido semelhante de um piloto. “Nós realmente não queremos que os pilotos pulem entre os chassis”, afirmou ele. “Mas estamos trabalhando em um novo monocoque para Xangai de qualquer maneira. Portanto, faz sentido entregá-lo a Daniel. Yuki está muito feliz com o que tem”.

“É bom para Daniel”, concorda Permane. “Então ele pode esquecer completamente se há algum problema com o carro”.

No entanto, ele acha que Ricciardo deveria gastar toda a sua energia no aperfeiçoamento do acerto do carro – embora ele também pense que isso tem suas limitações. “Quando você deixa o carro mais confortável de pilotar, você sempre tem que ter cuidado para não deixar o carro mais lento ao mesmo tempo”, alertou Permane.

“Em um mundo perfeito, você primeiro procura um acerto que dê confiança ao piloto e depois, lentamente, você a move em direção ao desempenho máximo. Não há razão para que Daniel não possa pilotar nosso carro em sua forma mais rápida”, concluiu o dirigente.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.