Rally Sertões Series – Final de semana de decisão

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011 às 21:15

Todo rally tem uma história especial para contar e um motivo diferente para ficar conhecido. A etapa final do Sertões Series, também conhecida como Rally dos Amigos, por ser a última de uma temporada tão especial como a de 2011, tem razões de sobra para se sobressair e preparar um ano de 2012 que promete ainda mais.

Decisivo e incisivo
São muitos os títulos em jogo e maiores ainda os planos e estratégias para quem entra na pista em busca da vitória válida pelo esforço de uma temporada inteira. Para carros, motos, quadriciclos e caminhões, todos os títulos serão decididos após a chegada deste sábado em Itatinga. Quem está na briga? Confira abaixo.

Carros
Nos carros, e também nos caminhões, como nem sempre pilotos e navegadores conseguem fazer 100% das competições juntos, a pontuação acontece de forma separada. Assim, a disputa por categoria está da seguinte forma:

Na categoria Protótipo, o líder do Campeonato é Cristian Baumgart, com 36 pontos, 10 a mais que o segundo colocado Maurício Bortolanza, com 26. Em terceiro aparece Jean Azevêdo, com 24 pontos.  Dentre os navegadores, o líder no Series é Beco Andreotti com 38 pontos, seguido por Gustavo Bortolanza com 26 pontos e Deco Muniz com 25.

A Pro Etanol é uma categoria recente, cujos carros estão sempre na briga pelos melhores tempos gerais. Dentre os pilotos o líder é Reinaldo Varela, com 49 pontos, seguido por Kléver kolberg em segundo com 34 e Marcus Cotton em terceiro com 30 pontos. Dentre os navegadores, Eduardo Bambi é o líder com 39 pontos, seguido de Flávio França com 34 e Eduardo Pereira com 30.

Na Super Production o líder é Luiz Facco, com 50 pontos, seguido de Régis Braga e Paulo César Bertolini, os dois com 29 pontos. Dentre os navegadores, Glauber Fontoura lidera com 50 pontos, seguido de Anderson Bertolini com 29 e Carlos Eduardo Brites com 27.

A Production tem como líder Ivan Terni, com 37 pontos, seguido de perto por Marco Túlio Lana com 33 e Sven Fischer com 30. Dentre os navegadores Fausto Dallape larga na frente com 37 pontos, Leonardo de Castro segue em segundo com 33 e João Luis Stal em terceiro com 30 pontos.

Caminhões
Na categoria Leves, Rafael Conde lidera entre os pilotos com 52 pontos,  Edu Piano está em segundo com 41. Dentre os navegadores, José Papacena Neto também lidera com 52 pontos, e em segundo está Solon Mendes, com os mesmos 41 pontos de Edu.

Nos Pesados, Guido Salvini é o líder, com 54 pontos. Em segundo André Azevêdo surge com 47. Já entre os navegadores, a disputa é a maior da temporada, Flavio Bisi e Fernando Ventania brigando pelo campeonato, os dois com 54 pontos, empatados em 1º. Também empatados na briga pelo segundo lugar, estão Sidney Broering e Ronaldo Pinto com 47 pontos.

Motos
Nas motos, na Categoria Super Production, Ramon Sacilotti reina na liderança com 130 pontos, contra apenas 94 de Felipe Zanol e Ike Klaumann. E eles prometem uma bela disputa em Itatinga.

Na Production Aberta, Guto Klaumann está na frente com 136 pontos, em segundo aparece Marco Antônio Pereira com 121 e Dário Júlio com 100 pontos.

A Marathon tem como líder na classificação até aqui o piloto Ricardo Martins com 133 pontos, vantagem de 21 pontos sobre o Leandro Silveira com 112. Em terceiro aparece Thiago Peretti com 95.

Já na Over 45, Aristides Mafra Jr dispara na pontuação com 147 pontos conquistados. Em segundo vem Dimas Matos com 126, seguido de Norton Lopes com 115.

Quadriciclos
Nos quadris a categoria mais forte é a Aberta, nela Márcio Oliveira dispara com 130 pontos, contra 102 de Leonardo Franco e 83 de Marcelo Medeiros.

Na categoria 450, dois pilotos com a mesma pontuação brigam pelo título: Ernesto Jun Watashi e Bruno Leão entram na pista para um tudo ou nada.

E a novidade da Categoria Cross?
Essa faz a sua estréia e vai reunir todas as motos que não se enquadram nas outras categorias. Dessa maneira, motocicletas que normalmente participam das provas de motocross encontram espaço para mostrar o seu valor.

E a maior audiência fica por conta da UTV
Isso mesmo, a nova categoria sucesso na Europa e que vai estrear nesta etapa do Series, antes mesmo de estrear no Dakar, vai ficar por conta dos 5 UTVs inscritos. Eles, que são uma evolução dos quadriciclos, quase que mini-buggies vão mostrar que a tecnologia anda de braços dados com a  aventura e a competição.
 
Hoje foi preparação, amanhã é emoção.
Pilotos, navegadores e equipes fazem neste momento os acertos finais de seus veículos e passam pelas suas respectivas vistorias, no sábado entram na pista, lugar para onde foram projetados para garantir emoção.

Confira a programação deste sábado:
7:00 – 8:30 – Secretaria de Prova
7:00 – 8:00 – Vistoria CBM – Motos e Quadriciclos (com multa – R$50,00).
8:00 – Briefing – Motos e Quadriciclos
9:00 – Briefing – Carros e Caminhões

Previsão de Largada – Motos e Quadris
9:00 – Largada da Cidade
9:30 – Largada da Especial
Previsão de Chegada: a partir das 12:00

Previsão de Largada – Carros e Caminhões
11:30 – Largada da Cidade
12:00 – Largada da Especial
Previsão de Chegada: a partir das 15:00

Premiação
16:00 – Motos e Quadriciclos
18:00 – Carros e Caminhões

* Informações sujeitas a alterações.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.