Rally dos Sertões volta a valer pelo Mundial

domingo, 16 de dezembro de 2012 às 7:49
 Disputa entre os quadriciclos também valerá pontos para o Campeonato Mundial

Disputa entre os quadriciclos também valerá pontos para o Campeonato Mundial

O Rally dos Sertões está de volta ao Campeonato Mundial de Rally Cross Country da Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O maior rali do mundo disputado dentro de um único país já consta no calendário da entidade e será a única prova com peso dois para os competidores na temporada 2013: por ser a única com dez etapas, sua pontuação será dobrada, valendo para motos e quadriciclos.

“É um relacionamento que não acabou, mesmo com o Sertões deixando de fazer parte do Mundial em 2011 e 2012, nós sempre mantivemos o contato e discutíamos várias questões. Até que os contatos evoluíram e chegamos a um acordo para voltar a fazer parte do Mundial. É algo muito importante para os dois lados: para o Sertões, traz mais competidores estrangeiros; para a FIM, aumenta muito o nível da competição, sendo a única prova de peso dois do campeonato”, destaca Sabrina Proença, Gerente de Eventos da Dunas Race.

A história do Rally dos Sertões com o Mundial começou em 2004, quando o evento foi observado por um comissário da FIM, que analisou a organização da prova para depois homologá-la. Na edição seguinte, em 2005, o Sertões entrou pela primeira vez no calendário do Mundial para motos e quadriciclos.

Grandes nomes do motociclismo e do cross country mundial passaram a disputar a prova desde então, como o franceses Cyrill Desprès e David Casteau, o espanhol Marc Coma, o polonês Rafal Sonik, entre vários outros estrangeiros. O Sertões fez parte do Mundial até 2010, quando a Dunas Race, organizadora do rali, optou por deixar o calendário da FIM para estimular a entrada de mais competidores brasileiros na prova.

O Rally dos Sertões 2013 acontece de 25 de julho a 4 de agosto e será a penúltima do calendário do Campeonato Mundial de Rally Cross Country para motos e quadriciclos. A temporada começa em 5 de abril com o Desert Challenge em Abu Dhabi, depois passa pelo Rally do Catar em 28 de abril, pelo Rally da Sardenha em 31 de maio e então a caravana se desloca para a América do Sul para duas provas: o Desafio Ruta 40 na Argentina e logo depois, em 25 de julho, o Rally dos Sertões. Depois o campeonato volta a atravessar o Atlântico e encerra a temporada com o Rally dos Faraós, no Egito, no dia 28 de setembro.

“Essa vinda para a América do Sul será muito importante para os pilotos porque serão duas provas que valerão por três. O Rally dos Sertões, por ser a mais longa do calendário, terá peso duplo na pontuação”, lembrou Sabrina.

EB - www.autoracing.com.br

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