Rally Dakar – Varela vive expectativa para estreia a bordo do Can-Am Commander

sábado, 29 de dezembro de 2012 às 9:59
Reinaldo Varela

Reinaldo Varela

Bicampeão mundial de rally cross country entre os carros da T2, Reinaldo Varela vive expectativa para a estreia na categoria para UTVs do Rally Dakar a bordo do Can-Am Commander. A maior prova off-road do mundo será realizada entre os dias 5 e 20 de janeiro no Peru, Argentina e Chile, com 8.574 quilômetros de desafios (4.155 de trechos cronometrados). “Tenho um veículo muito bom em mãos e o principal objetivo é terminar entre os três primeiros dos UTVs”, antecipou Varela.

O brasileiro sabe o que o aguarda, já que este será o quinto Dakar de seu currículo. Ele competiu duas vezes na América do Sul, além das participações em solo africano. “O Commander é muito adequado para todo o tipo de terreno que iremos encontrar. Haverá muita areia pelo caminho, além de calor e poeira. O Dakar é a prova mais longa e difícil do calendário”, continuou.

O piloto comparou o UTV com os carros em provas de rali. “Em 30 anos de competição, será a primeira vez que estarei sozinho, já que sempre tive o navegador ao meu lado. Será um grande desafio pilotar e navegar, ainda mais com navegação por satélite. Sempre admirei atletas que fazem sozinhos grandes travessias, e agora chegou a minha vez. Por outro lado, gostei muito do UTV, pois não tem o aperto do carro, é bem mais ventilado e ainda proporciona uma visão ampla para a pilotagem”, analisou Varela.

Para cruzar a rampa de chegada, o competidor conta com todo o suporte de fábrica da BRP, grupo canadense responsável pela marca Can-Am, referência em UTVs, quadriciclos e roadsters. “A participação do Varela nesse Dakar é mais uma prova do comprometimento da BRP com o desenvolvimento do mercado brasileiro. O retorno da Can-Am às competições esse ano com os pilotos Ernesto Jun (ATV) e Carlo Collet (UTV) no Rally dos Sertões foi o início de um projeto específico para o Brasil”, explicou Fernando Ornelas, gerente comercial da BRP Brasil.

A escolha do piloto não foi por acaso. “O Varela é um piloto experiente e consagrado no segmento off-road e agora terá essa nova experiência com os UTVs. Com isso, conseguimos unir piloto e veículo com objetivos vencedores em comum. Esperamos um bom resultado dessa parceria, mas como toda competição, temos que esperar o final do rali pra poder comemorar”, concluiu.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.