Rally Dakar – Iveco chega em segundo e mantém chances de pódio

sábado, 19 de janeiro de 2013 às 15:41
Gerard De Rooy

Gerard De Rooy

A Iveco teve dois caminhões entre os cinco primeiros na 13ª etapa do Rali Dakar, disputado ontem entre as cidades chilenas de Copiapó e La Serena. Gerard De Rooy chegou em 2º lugar, a 02min48s do primeiro colocado, e Miki Biasion foi o 4º, a 10min57s do líder. O holandês René Kuipers foi o 11º colocado da penúltima fase. Com o segundo melhor tempo do dia, De Rooy subiu uma posição no ranking geral e está agora em 4º, a 45min08s do líder da categoria. A diferença de De Rooy em relação ao segundo e terceiro colocados é de, respectivamente, 9 e 5 minutos.

O percurso entre Copiapó e La Serena teve todos os tipos de solo (com pedras, areia e cascalho) e também muitas dunas, onde Gerard De Rooy conseguiu melhorar seu tempo com o seu Iveco Powerstar. A especial tornou-se uma corrida “pescoço a pescoço” entre De Rooy e o segundo colocado no ranking geral – e vencedor da 13ª etapa –, o russo Andrey Karginov. Ao final da etapa, a diferença de De Rooy para Karginov foi de 02min48s.

“As dunas não foram tudo aquilo que eu esperava, pois no ano passado as especiais nesta região eram muito mais difíceis. Mas, em estágios como o de hoje, sempre temos a chance de ganhar alguns minutos no ranking geral”, disse Gerard De Rooy. O belga Tom Colsoul, navegador do caminhão de De Rooy, também comentou a penúltima etapa: “Foi uma especial incrível. Estamos satisfeitos e surpresos por não ganharmos a etapa por uma diferença de quase três minutos”.

Miki Biasion, que terminou em 4º com seu Iveco Trakker Evolution II nesta penúltima etapa, subiu uma posição na classificação geral, e agora está em 13º lugar. E o holandês René Kuipers, piloto do Iveco Trakker Evolution III, chegou em 11º na etapa e ficou com a 9ª posição do ranking geral.

A última etapa do Rali Dakar acontece nesta sábado (19/1) entre La Serena e Santiago. A especial terá 128 quilômetros, ao longo de trilhas com cascalho. O deslocamento total será 502 quilômetros. Segundo a organização do Dakar, será uma etapa onde os competidores podem desenvolver grandes velocidades, além de poderem oferecer grandes disputas por posições na classificação geral ao público que assiste de perto o rali.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.