Rally Dakar – Caminhão Iveco termina em terceiro na 13ª etapa

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013 às 14:30
Gerard De Rooy

Gerard De Rooy

A Iveco está perto de subir novamente ao pódio do Rali Dakar. Ontem (17/01), o piloto holandês Gerard De Rooy chegou em terceiro lugar na 12ª etapa com o seu Iveco Powerstar de número 500, a 02min49s do primeiro colocado. Em seguida veio o italiano Miki Biasion, que terminou na quarta posição da especial de 319 quilômetros, a 21 segundos de De Rooy. Um terceiro caminhão Iveco ficou entre os 10 primeiros do dia: o holandês René Kuipers foi o 10º colocado com o seu Trakker Evolution III. O percurso aconteceu entre Fiambalá, na Argentina, e Copiapó, no Chile.

“Era para ser um dia bom, mas depois de 20 minutos foi impossível evitar uma rocha no caminho da especial quando descíamos uma coluna, e um pneu furou. Agora, a duas etapas do final, teremos que pisar fundo. A diferença para o primeiro colocado do ranking geral é de quase uma hora, e sei que vai ser difícil, mas tudo pode acontecer. Ainda é possível chegar em segundo ou terceiro na classificação final. E nunca desistiremos de tentar o primeiro lugar”, disse Gerard De Rooy, campeão da categoria Caminhões em 2012.

O piloto do Iveco Trakker Evolution II, Miki Biasion, terminou em 4º lugar na 12ª etapa, a 03min10s do primeiro colocado, e subiu uma posição no ranking geral, ocupando agora a 14ª posição. Seu colega de equipe que conduz o Iveco Trakker Evolution III, o holandês René Kuipers, foi o 10º colocado da etapa, e também conquistou um posição, sendo agora o 8º na classificação geral.

Hoje, sexta-feira, acontece a 13ª etapa do Rali Dakar, entre as cidades chilenas de Copiapó e La Serena. O deslocamento do penúltimo desafio será de 294 quilômetros. A especial é a segunda maior da competição, com 441 quilômetros (a do sexto dia teve extensão de 454 quilômetros). Segundo a organização do Dakar, a região, que é perto do litoral, terá trechos com neblina densa na parte da manhã, um fenômeno batizado de “Camanchaca”. No trecho, os competidores enfrentarão as últimas dunas do roteiro. Os competidores terão que ter cautela nos quilômetros finais da especial, onde o solo com pedras pode prejudicar os veículos.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.