Rally Dakar 2026 – Primeira etapa do desafio fica para trás

domingo, 4 de janeiro de 2026 às 14:30

Honda Dakar 2026

A primeira etapa do Rally Dakar 2026 desafiou os pilotos da equipe Monster Energy Honda HRC neste domingo (4/1), na Arábia Saudita. Após a largada no início da manhã, os competidores encararam deslocamento de 100 quilômetros a partir do acampamento de Yanbu para enfrentar uma especial exigente, de 305 km, que se mostrou repleta de surpresas. As chuvas recentes modificaram as condições do terreno, transformando rápidas travessias de cânions em caminhos sinuosos e rochosos, seguidos pela primeira passagem por dunas para encerrar o trecho cronometrado.

Apesar de lidar com a poeira ao longo da especial, o norte-americano Ricky Brabec mais uma vez foi o melhor representante do time. Beneficiado pela 14ª posição de largada, ele manteve ritmo constante e preciso para finalizar em terceiro, a apenas 1min32seg do vencedor da etapa, o espanhol Edgar Canet. Na condição em que imaginava estar neste começo de rally, Brabec buscará manter o desempenho nos próximos dias, em destaque no batalhão de elite.

Tosha Schareina mostrou evolução com sua Honda CRF450 RALLY após o prólogo da véspera. Décimo a largar, ele andou sozinho por boa parte da etapa em meio ao vento e às condições exigentes de navegação, atacando para garantir o quarto tempo na geral e na categoria Rally GP, a 1min49seg da marca de referência.

Aniversariante do dia, Adrien van Beveren chegou ao Rally Dakar 2026 em perfeita condição física após a queda sofrida no Rally Raid Portugal, ano passado. O francês acredita estar em sua melhor forma. A primeira etapa, contudo, trouxe desafios, como a perda do freio dianteiro já nos quilômetros iniciais, o que o obrigou a modificar a pilotagem. Sem se deixar abalar, ele mostrou determinação para ser o oitavo (geral e Rally GP), a 5min52sg de Canet.

O dia foi difícil também para Skyler Howes. Com a visibilidade prejudicada pela poeira dos demais competidores, o norte-americano acertou uma pedra e foi ao chão. Mesmo prosseguindo com o guidão empenado, Howes esbanjou garra e determinação para completar a etapa na nona posição na categoria Rally GP (décima na geral).

A segunda etapa do Rally Dakar 2026 levará os pilotos na direção norte, rumo à histórica cidade oásis de AlUla. Desenhada em meio a um cenário de paisagens espetaculares e formações rochosas impressionantes, o percurso montanhoso terá 504 km no total, levando a caravana a seu segundo acampamento na prova deste ano.

Válida como abertura do Campeonato Mundial de Rally Raid, a 48ª edição do Rally Dakar inclui quase oito mil quilômetros de desafios – cerca de cinco mil deles de trechos cronometrados. A chegada da prova será no dia 17 de janeiro, em Yanbu.

Ruben Faria (Gerente geral da equipe Monster Energy Honda HRC) – “Foi a primeira verdadeira etapa do rally, não tão exigente em termos de navegação e com muitas pedras. Uma especial normal para começar. Skyler sofreu uma queda logo de início que empenou seu guidão e terminou em nono (na Rally GP). Não foi o melhor resultado, mas os danos à moto o fizeram perder algum tempo. Adrien terminou em oitavo com um pequeno problema no freio dianteiro, mas tenho certeza de que ele pode evoluir bastante na segunda etapa. Aliás, parabéns para ele. Tosha terminou em quarto após perder tempo na primeira parte do estágio e conseguiu recuperar alguns minutos no fim, para assegurar uma boa posição de largada. Ricky fez uma ótima etapa e aproveitou bem o terreno rochoso. Nosso objetivo era passar por este primeiro dia e estou bastante feliz com o resultado”.

Ricky Brabec #9 – “Estou exatamente na condição que queria. Prefiro não ser o primeiro a largar nessa fase inicial e, ao mesmo tempo, não quero partir muito atrás. Feliz pelo começo e ansioso para a segunda etapa e o restante do rally. Toda a equipe está bem e os mecânicos têm feito um ótimo trabalho. Será bom deixar este acampamento e rumar para o norte, onde devemos encontrar temperaturas mais amenas. Não tracei uma estratégia para o primeiro estágio, quis apenas completá-lo sem erros, com um ritmo consistente ao longo do dia, e consegui fazer isso muito bem. Embora não tenhamos a certeza de quando a prova começará a se decidir, estamos andando forte. Vejamos o que acontece adiante”.

Skyler Howes #10 – “A etapa acabou sendo frustrante para mim. Larguei em uma posição que não era a ideal, fiquei limitado pela poeira na primeira parte da especial e não conseguia enxergar perfeitamente. Acertei uma pedra grande e sofri uma queda considerável, o que empenou o guidão e me impediu de atacar como gostaria. Consegui cruzar a linha de chegada, o que era o mais importante, e estou ansioso pelo restante da primeira semana”.

Adrien Van Beveren #42 – “Foi um primeiro dia duro para mim. A navegação era traiçoeira, havia muitas pedras e perdi o freio dianteiro com cerca de 30 km, o que tornou as coisas ainda mais desafiadoras. É parte do Dakar, são coisas que acontecem. Daí em diante não foi fácil, especialmente na poeira, pois não era possível ver muito adiante e antecipar os pontos de frenagem. Em seguida consegui andar sozinho, superei o grupo que vinha à minha frente e pude pilotar normalmente de novo. Estou feliz por ter feito meu melhor”.

Tosha Schareina #68 – “A primeira etapa foi bastante rápida e o vento dificultou as coisas. Como larguei mais atrás, pude seguir as referências deixadas pelos primeiros a partir. Procurei atacar, passei alguns pilotos e terminei a especial andando sozinho para ser o quarto. A batalha continua”.

Resultados – Rally Dakar 2026 / Arábia Saudita

Classificação após a etapa 1 / Motos Geral (extraoficial – três primeiros)
1 – Edgar Canet (ESP) – #73 – 3h27min42seg
2 – Daniel Sanders (AUS) – #1 – +1min05seg
3 – Ricky Brabec (EUA) -#9 – +1min37seg – Monster Energy Honda HRC
4 – Tosha Schareina (ESP) – #68 – +2min12seg – Monster Energy Honda HRC
8 – Adrien Van Beveren (FRA)- #42 – +6min16seg – Monster Energy Honda HRC
10 – Skyler Howes (EUA) – #10 – +10min27seg – Monster Energy Honda HRC

Classificação após a etapa 1 / Categoria Rally GP (extraoficial – três primeiros)
1 – Edgar Canet (ESP) – #73 – 3h27min42seg
2 – Daniel Sanders (AUS) – #1 – +1min05seg
3 – Ricky Brabec (EUA) -#9 – +1min37seg – Monster Energy Honda HRC
4 – Tosha Schareina (ESP) – #68 – +2min12seg – Monster Energy Honda HRC
8 – Adrien Van Beveren (FRA)- #42 – +6min16seg – Monster Energy Honda HRC
9 – Skyler Howes (EUA) – #10 – +10min27seg – Monster Energy Honda HRC

Etapa 1 Motos / Geral (extraoficial – três primeiros)
1 – Edgar Canet (ESP) – #73 – 3h16min11seg
2 – Daniel Sanders (AUS) – #1 – +1min02seg
3 – Ricky Brabec (EUA) -#9 – +1min32seg – Monster Energy Honda HRC
4 – Tosha Schareina (ESP) – #68 – +1min49seg – Monster Energy Honda HRC
8 – Adrien Van Beveren (FRA)- #42 – +5min52seg – Monster Energy Honda HRC
10 – Skyler Howes (EUA) – #10 – +9min55seg – Monster Energy Honda HRC

Etapa 1 Motos / Categoria Rally GP (extraoficial – três primeiros)
1 – Edgar Canet (ESP) – #73 – 3h16min11seg
2 – Daniel Sanders (AUS) – #1 – +1min02seg
3 – Ricky Brabec (EUA) -#9 – +1min32seg – Monster Energy Honda HRC
4 – Tosha Schareina (ESP) – #68 – +1min49seg – Monster Energy Honda HRC
8 – Adrien Van Beveren (FRA)- #42 – +5min52seg – Monster Energy Honda HRC
9 – Skyler Howes (EUA) – #10 – +9min55seg – Monster Energy Honda HRC

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.