Ralf Schumacher defende Hamilton após punição no México
sexta-feira, 31 de outubro de 2025 às 9:09
Max Verstappen e Lewis Hamilton
Ralf Schumacher saiu em defesa de Lewis Hamilton após o incidente na curva 4 do Grande Prêmio da Cidade do México, onde o britânico recebeu uma punição considerada excessiva.
Hamilton largou em terceiro e manteve a posição nas primeiras voltas. No entanto, ele acabou sendo superado por Max Verstappen logo depois. Durante a disputa com o holandês, o heptacampeão bloqueou as rodas, saiu da pista e cortou a grama antes de retornar ao traçado.
Como resultado, os comissários entenderam que o piloto havia ganhado vantagem ao deixar o circuito. Assim, aplicaram uma penalização de 10 segundos, o que comprometeu completamente sua corrida.

Contudo, o episódio não terminou ali. Hamilton também foi investigado por não seguir as instruções do diretor de prova sobre o modo correto de retorno à pista.
Diretrizes ignoradas, mas com motivo
Segundo a FIA, um pequeno trecho de asfalto foi criado para que os pilotos o utilizem caso escapem na curva 4. Entretanto, Hamilton não passou por ele, o que levantou dúvidas sobre sua conduta.
Apesar disso, os comissários reconheceram que o britânico não poderia voltar com segurança por aquele caminho, pois a velocidade era muito alta no momento do erro.
Mesmo assim, a punição se manteve e a corrida de Hamilton ficou comprometida. Enquanto isso, Charles Leclerc aproveitou e cruzou a linha de chegada em segundo lugar.
Schumacher questiona lógica da punição
Para Schumacher, a penalização foi dura demais. Além disso, o ex-piloto questionou se o trecho de asfalto indicado pela FIA é realmente a melhor solução para evitar riscos naquele ponto do circuito.
“Hamilton teve um bom fim de semana, mas na disputa com Verstappen cometeu alguns erros. Foi um pouco impetuoso”, afirmou o alemão no podcast Backstage Boxengasse.
Em seguida, ele levantou uma questão importante.
“Será mesmo sensato obrigar o piloto a permanecer naquele pedaço estreito de asfalto? É uma área extremamente escorregadia. Ele claramente não fez de propósito ao tentar voltar à pista com controle”.
Dessa forma, Schumacher sugeriu que o problema não está na atitude de Hamilton, mas sim na configuração da área de escape.
Sugestão de melhoria para o circuito mexicano
O alemão acredita que seria mais seguro asfaltar uma área maior na curva 4/5, permitindo uma reentrada menos arriscada e mais previsível para os pilotos.
“Talvez devam asfaltar até a barreira de pneus e remover a pequena faixa de grama”, acrescentou. “Ela é estreita e vai para a esquerda. Foi uma situação infeliz e a punição pareceu realmente severa”.
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