Rafa Matos encara segunda etapa da Trans-Am em Road Atlanta

sexta-feira, 30 de março de 2018 às 14:54

Rafa Matos

Ele bateu na trave na etapa de abertura, em Sebring, ao largar da pole e receber a bandeirada em segundo lugar. Agora, Rafa Matos espera chegar ao sonhado degrau mais alto do pódio em uma das mais tradicionais e competitivas categorias do automobilismo norte-americano, a Trans-Am Series. Neste fim de semana, o palco é um circuito bastante conhecido do mineiro, dos tempos em que disputou a Petit Le Mans, última etapa da IMSA (endurance), a bordo de um protótipo LMP2 ou de uma Ferrari GT2. E sem boa parte das dificuldades que o impediram de manter a primeira posição da categoria TA2 na Flórida. Apesar do grid repleto e dos vários adversários fortes e bem equipados, a expectativa para acelerar em Road Atlanta, na Georgia, é mais do que positiva.

Para esta segunda etapa, Rafa, que comanda o Chevrolet Camaro #88 da equipe HP Tech, foi beneficiado pela decisão da categoria de suprimir o peso extra exigido em Sebring, o que favorece especialmente a missão de manter o rendimento dos pneus da largada à bandeirada. E com os ajustes feitos pela organização para penalizar os carros com motores mais potentes (especialmente os Dodge Challenger como o de Mark Miller, vencedor na abertura do campeonato), a briga tem tudo para se dar numa condição mais equilibrada.

“Estamos com o carro cerca de 130 quilos mais leve em comparação com a primeira prova, o que nos permitiu adotar uma distribuição de peso mais favorável e um acerto para preservar os pneus e os freios. Além disso, a diferença de rendimento entre os motores será bem menor e o próprio traçado ajuda, já que é bem mais sinuoso e técnico. Gosto muito do circuito e, com as participações na Petit Le Mans, tenho uma boa bagagem para enfrentá-lo. Estou bastante animado para o fim de semana e confiante de que conseguiremos mais um bom resultado para sair daqui liderando o campeonato”, comentou.

Rafa terá, excepcionalmente, um companheiro literalmente de peso, mas com um currículo de vitórias e conquistas em categorias de ponta assim como o mineiro. O carro 87, habitualmente comandado pelo dono do time, Doug Peterson, desta vez estará nas mãos do canadense Paul Tracy, mais um nome de respeito a se juntar à Trans-Am. “O Paul não compete há um bom tempo, mas tem tudo para pegar a mão do carro fácil e andar na frente, o que é bom para a categoria”. A qualificação para a segunda etapa da Trans-Am Series está marcada para as 17h10 (de Brasília) do sábado, com a largada para a corrida às 12h05 do domingo.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.