Quinto título para Verstappen agora é “irrealista”, diz Marko

sábado, 17 de maio de 2025 às 9:45

Max Verstappen e Helmut Marko

Dr. Helmut Marko, consultor da Red Bull, admitiu abertamente que a busca de Max Verstappen pelo quinto campeonato mundial consecutivo de Fórmula 1 está se tornando “irrealista”.

Em entrevista em Imola, Marko descreveu as últimas atualizações do carro da equipe como uma melhoria modesta, mas, em última análise, “decepcionantes”. Verstappen repetiu o sentimento após os treinos de sexta-feira, afirmando: “A McLaren me ultrapassou e saiu disparada. Isso diz tudo”.

Marko observou que, embora as atualizações em Imola tenham resolvido os problemas de saídas de frente do carro, novos desafios surgiram. “Temos um problema fundamental”, explicou o austríaco. “Perdemos quatro décimos para as McLarens. Neste circuito, isso é muito”.

“E na corrida, as McLarens ainda parecem estar em uma classe própria novamente. O Campeonato Mundial está se tornando cada vez mais irrealista”, lamentou.

Este revés representa uma preocupação significativa para a Red Bull, especialmente com a aproximação das cláusulas de saída de Verstappen baseadas em desempenho para o período de férias de agosto. Jos Verstappen, pai e co-empresário de Max, expressou frustração, dizendo ao site Racexpress: “No início da temporada, eles gritaram alto que algo aconteceria em Imola”.

“É absolutamente importante que as coisas comecem a ir na direção certa agora, porque, caso contrário, a diferença simplesmente ficará grande demais. Aí não vai dar certo este ano”, prosseguiu.

À medida que o domínio contínuo da McLaren se torna evidente, as equipes rivais podem voltar todo o foco para o regulamento transformador de 2026. O chefe da Ferrari, Frederic Vasseur, no entanto, enfatizou a importância de manter a competitividade em 2025.

“É muito importante permanecer competitivo nesta temporada”, afirmou ele, “porque é justamente quando você luta por algo que se atenta aos detalhes”.

“Alguns podem achar que minha perspectiva está errada, mas não consigo imaginar como um grupo de mil pessoas pode manter a mesma motivação se basicamente desistiu de uma temporada”, explicou.

Enquanto isso, melhorias significativas foram evidentes nas garagens dos boxes, com a Aston Martin potencialmente dando o salto mais substancial.

Seu piloto principal, Fernando Alonso, ainda não marcou nenhum ponto em 2025. O chefe da Williams, James Vowles, comentou ao jornal El Mundo Deportivo: “A Aston Martin tem uma grande atualização aqui. Acho que é um carro novo, quase”.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.