Quem pode substituir Daniel Ricciardo na McLaren?

terça-feira, 31 de maio de 2022 às 13:46

Daniel Ricciardo

Por: Adauto Silva

Está acontecendo o que eu temia e verbalizei desde o primeiro GP desta temporada, ou seja, a menos que haja uma muito improvável reviravolta no desempenho de Daniel Ricciardo a partir de agora, seus dias na McLaren estão contados.

A Fórmula 1, que nunca perdoou pilotos com altos salários que não entregam, já começa a especular quem poderia substituir Daniel Ricciardo na McLaren, depois que o CEO da tradicional equipe inglesa sugeriu que há cláusulas de desempenho no contrato do australiano para manda-lo embora no fim deste ano, portanto 1 ano antes do prazo original.

Ricciardo, que foi o maior adversário de Max Verstappen até hoje dentro da Red Bull – fazendo várias poles, ganhando corridas e chegando à frente de Max em duas temporadas – vem sendo batido impiedosamente pelo jovem Lando Norris desde que chegou na McLaren.

Há uma disparidade muito grande em termos de desempenho entre os dois, com fontes da McLaren dizendo que Norris tem uma performance em pista praticamente 100% das vezes melhor que Ricciardo. O australiano não conseguiu se adaptar ao carro do ano passado e nem ao desse ano. Uma fonte de uma fonte do Autoracing disse inclusive que a vitória de Ricciardo em Monza no ano passado foi circunstancial, pois Norris tinha sido orientado antes da corrida a não atacar Ricciardo, caso o australiano estivesse em P1 e ele em P2.

Isto teria sido uma tentativa da equipe de melhorar a confiança de Ricciardo para ver se ele retomaria a velha forma, o que não aconteceu.

Essa mesma fonte disse que a McLaren “está de olho” em alguns pilotos para substituir Ricciardo já para a temporada 2023. Seriam eles (sem ordem definida ainda):

Oscar Piastri
Piastri dominou a temporada 2021 da Fórmula 2 um ano depois de garantir o título da Fórmula 3. O australiano é visto como um dos maiores novos talentos do esporte, mas ainda não garantiu um assento titular no grid por simples falta de vagas.

O piloto de 21 anos é contratado da Alpine, mas se juntou ao grupo de pilotos reserva da McLaren antes dessa temporada.

Colton Herta
A estrela da Indy assinou recentemente um contrato de testes e desenvolvimento com a McLaren, enquanto busca desesperadamente uma vaga no grid de largada da F1. O chefe da equipe, Zac Brown, também pode olhar para Herta em uma tentativa de capitalizar o recém-descoberto público americano ansioso para ver um piloto americano no grid.

Brown afirmou recentemente que a equipe tinha um ‘plano instalado’ para o piloto de 22 anos, sugerindo que ele é uma parte fundamental da equipe daqui para frente. Brown até admitiu que ele teria “boas chances” de guiar na F1 se continuasse com suas boas performances. Mas Brown é exigente, não basta ser rápido. Ele disse:

“Colton tem que ser super rápido, divertido e agradável de trabalhar, e ele tem que ser muito bom em seu feedback técnico. Se ele fizer tudo isso… quando um assento estiver disponível, ele terá sua chance.”

Pato O’Ward
O mexicano acaba de assinar um novo contrato para mantê-lo na equipe da Indy da McLaren até 2025. No entanto, seu novo acordo incluirá tempo extra em carros de F1 depois que ele participou do Teste para Jovens Pilotos no final da temporada em Abu Dhabi na temporada passada.

Brown confirmou que O’Ward seria “definitivamente” incluído como parte do programa de testes de F1 da equipe, que o mantém firme na disputa. O próprio O’Ward declarou abertamente seu amor pela F1 e sugeriu que adoraria fazer uma transição nos próximos dois anos

Ele disse: “Meu sonho de me tornar um piloto de corrida surgiu na Fórmula 1. Foi o que abriu seu coração para um mundo tão diferente”.

Nyck de Vries
De Vries parece ser um dos melhores pilotos que nunca conseguiu um assento em tempo integral na F1. O piloto de 27 anos conquistou o título da Fórmula E em 2021 e teve seu primeiro gostinho da F1 nesta temporada ao substituir Alex Albon no TL1 do GP da Espanha e fazer um tempo melhor que o titular Nicholas Latifi.

Pierre Gasly
Com a notícia de hoje que os Touros renovaram com Checo Perez, Gasly entra nessa briga também, já que o bom e ainda jovem piloto francês tinha esperanças de ter uma segunda chance na Red Bull e só está na AlphaTauri por ter ficado sem opção na época que foi rebaixado pela Red Bull. Pierre tem as características – em menor ou maior grau – que Zac Brown está buscando.

Adauto Silva
Leia e comente outras colunas do Adauto Silva

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.