Quebra de Sainz pode “facilitar” a vida da Ferrari

segunda-feira, 11 de julho de 2022 às 18:32

Carlos Sainz e Mattia Binotto

Após a quebra da UP de Sainz do GP da Áustria quando estava em P3 e prestes a conquistar um P2 fácil, vários especialistas acreditam que o abandono do espanhol pode ter sido o “fim da linha” para as esperanças de título de Sainz nesta temporada.

O espanhol estava apenas 11 pontos atrás de seu companheiro de equipe Charles Leclerc na largada para o GP da Áustria, mas após sua UP derreter, ele agora está 36 pontos atrás de Leclerc e 74 atrás do líder do campeonato Verstappen.

Com a temporada chegando à metade na Áustria, este fato pode levar a Ferrari a começar a impor ordens às equipes para maximizar os resultados de Leclerc daqui para frente, deixando a aplaudida e surpreendente política de “deixe-os correr” na primeira metade da temporada.

Falando no Podcast da BBC Checkered Flag, a campeã da W Series, Jamie Chadwick, estava com o jornalista da BBC Andrew Benson e ao apresentador Jack Nicholls, onde os três debateram a situação.

“Uma das coisas mais marcantes para mim após a quebra de Sainz foi Mattia Binotto na parede dos boxes – a câmera o mostrou com a cabeça entre as mãos”, disse Nicholls sobre a reação do chefe da equipe Ferrari ao fracasso.

“Ele tem cabelo preto encaracolado e suas unhas estavam raspando nele daquele jeito frustrado. E quando ele levantou a cabeça novamente, a cor era indistinguível de sua camiseta, como se fosse realmente uma situação dolorosa para Binotto.”

“Porque não apenas isso aconteceu e lhes custou o segundo lugar e uma dobradinha, isso prejudicará Sainz mais adiante. Leclerc já teve que sofrer uma punição de motor, certamente isso afetará Sainz também.”

Com Leclerc cumprindo uma punição de motor no Canadá, já que a Ferrari tem lutado pela confiabilidade de sua UP até agora em 2022, Benson disse que mais dor provavelmente se aproxima de Sainz em um futuro não muito distante.

“Sainz já usou seus três motores alocados nesta temporada”, disse ele.

“Então, estamos agora na metade da temporada e ele certamente terá uma punição de motor em breve. Parece que ele e Leclerc terão outra punição de UP além disso, dado o uso do motor no momento. Ainda não ouvi que a Ferrari tenha uma solução para esse problema.”

“Então, acho que Sainz pode até ter uma punição de UP na próxima corrida na França. Isso é um verdadeiro golpe para suas esperanças de título, que ele achava que tinha chances depois de vencer em Silverstone.”

Como resultado, Benson sugeriu que o momento pode ser um catalisador na forma como a luta pelo título continuará a partir daqui.

“Mas, na verdade, paradoxalmente, em termos de campeonato, isso dá a eles uma imagem mais clara a partir de agora na metade da temporada”, disse ele.

“Leclerc agora tem uma vantagem decisiva sobre Sainz. Pode tornar a vida deles um pouco mais fácil em termos de tornar Leclerc seu número um definitivo.”

Mas a campeã Chadwick disse que, embora a Ferrari possa fazer essa chamada, Sainz pode não estar disposto a aceitá-la facilmente.

“Talvez do ponto de vista da equipe, mas do ponto de vista de Carlos, provavelmente terá o efeito oposto”, sugeriu.

“Ele ficará ainda mais frustrado com a situação e ainda mais preocupado consigo mesmo. Especialmente depois daquela vitória em Silverstone, que acho que ele achava que estava atrasada.”

“Ele vai ficar muito frustrado. Ele quer provar que não é o número dois de Leclerc porque, em sua mente, ele não é. Mas é claro que os fatos e os resultados das corridas e os resultados da classificação e o que quer que você mostre, ele tem sido o segundo em ritmo, em geral. Mas se você tentar dizer isso a ele, ele não vai aguentar nem por um segundo.”

A resposta de Benson foi que, dadas as duas falhas da UP que tiraram Leclerc da liderança em dois GPs, bem como a vantagem de ritmo consistente do monegasco, Sainz não está em posição de discutir.

“Leclerc foi definitivamente mais rápido do que ele praticamente o ano todo”, disse ele.

“Então Sainz não poderia ter muitas reclamações, dada a imagem do campeonato, se a Ferrari se virasse e dissesse ‘Carlos, nós realmente temos que fazer isso agora’. Não tenho certeza de que eles vão porque Binotto foi tão taxativo em sua posição sobre dizer que os pilotos podem competir entre si e, desde que maximizem seus pontos, eles não são concorrentes um do outro. Mas essa filosofia só funciona se você estiver realmente vencendo a Red Bull.”

“Mas se você está enfrentando um rival tão imponente quanto Red Bull e Verstappen, acho que eles realmente precisam começar a pensar se precisam tomar essa decisão agora.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.