Quatro GPs, quatro poles de Max Verstappen

sábado, 6 de abril de 2024 às 4:13

Max Verstappen – Japão 2024

Max Verstappen fez sua quarta pole position de 2024 nas quatro classificações que aconteceram até agora, dessa vez em Suzuka, Japão.

Os Red Bulls foram novamente a classe do grid na classificação para o GP do Japão. Max Verstappen foi consistentemente mais rápido sempre, com Sergio Perez terminando em P2 apenas 0,066s atrás. Norris, da McLaren, foi o adversário mais próximo e largará em P3 amanhã.

Depois de um TL3 um tanto problemático para a Ferrari, a Scuderia certamente estava ansiosa para se recuperar na classificação. Eles não se desviaram de seu plano habitual e foi Haas quem foi a primeira a enviar seus pilotos. Os da Williams logo seguiram o exemplo, com a dupla novamente alerta para o fato de que não haveria chassi sobressalentes caso eles batessem e danificassem seus carros.

Depois de terem feito corridas bastante tranquilas e se beneficiado de uma pista calma, a fila habitual formou-se no final do pitlane, quando de repente todos queriam ir para a pista ao mesmo tempo, com cerca de 3 minutos de treino.

Quando os tempos chegaram, foi novamente Verstappen quem foi mais rápido. O holandês tinha quase 4 décimos de vantagem sobre Alonso e Perez. Piastri ficou em P4, depois Sainz e Norris.

Leclerc estava inicialmente apenas em P10, então foi forçado a retornar à pista no final da sessão, enquanto os 9 primeiros colocados permaneciam nos boxes. Leclerc melhorou para P4 e Bottas subiu para P8 e escapar confortavelmente da zona de perigo.

Com Ricciardo e Tsunoda também subindo e Ocon garantindo sua vaga no Q2, Lance Stroll não conseguiu, ficando em P16. Gasly terminou em P17, reclamando de não conseguir acelerar cedo o suficiente nas saídas de curvas. Magnussen, Sargeant e Zhou juntaram-se a eles ficando no Q1.

O Q2 viu Perez se sair muito melhor e quase igualar Verstappen na primeira volta. Os Red Bulls também foram os primeiros carros a marcar tempo, com Piastri e Hulkenberg também na pista. Como Hulkenberg teve seu tempo deletado por ultrapassar os limites da pista, Albon ainda estava sentado nos boxes, esperando para sair quando a pista ficasse tranquila.

A maioria dos pilotos que regressaram à pista para mais uma volta no final conseguiram melhorar os tempos anteriores. Hamilton notavelmente estabeleceu o terceiro tempo mais rápido, apenas 0,147s mais lento que o líder Verstappen, empurrando Norris e Alonso para P4 e P5. A dupla da Ferrari conseguiu passar facilmente e foi Tsunoda quem terminou em P10, superando seu companheiro de equipe por 0,055s.

A parte final viu Verstappen mais uma vez ser o mais rápido depois de Hamilton estabelecer a volta mais rápida inicial. Lando Norris registrou o segundo melhor tempo, um quarto de segundo atrás do líder Red Bull. Perez ficou em terceiro e Sainz em quarto.

Após estas primeiras voltas, Hamilton foi para P6 e Alonso P8. No final, Perez melhorou para disputar a pole, mas ficou a 0,066s de seu companheiro de equipe, enquanto os Red Bulls novamente garantiram a primeira fila. Norris largará em terceiro, seguido por Sainz em quarto e Alonso em quinto.

Veja a tabela final dos tempos


AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.