Quantos pilotos da F1 acabam atuais contratos em 2023?

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022 às 13:07

Lewis Hamilton

A temporada de F1 2023 vai começar em março e muitos pilotos cumprirão o último ano de seus contratos atuais. Quem são eles?

2022 trouxe uma revolução no regulamento completamente novo na Fórmula 1 reintroduzindo o efeito solo nos carros e a maioria das equipes optou pela continuidade de suas duplas de pilotos e poucos contratos de pilotos expiraram no final deste ano.

Mas, para 2023, atualmente temos um total de sete pilotos cujos contratos devem terminar no final da próxima  temporada, com a maior parte do grid amarrada após o final do ano ou seu status contratual não confirmado oficialmente por suas equipes. – O “contrato de longo prazo” de George Russell com a Mercedes e Alex Albon estando com a Williams para “2023 e além” são amostras de exemplos indefinidos.

Como vimos no passado, os contratos na F1 nem sempre são cumpridos quando os pilotos não têm o desempenho esperado ou desejam trocar de equipe, já que existem clausulas de saída para ambos os lados.

Todos os pilotos abaixo têm um contrato para estar no grid na próxima temporada – mas aqui está um resumo completo de qual contrato deve expirar no final do ano.

Lewis Hamilton

Muita gente não espera ver o nome de Hamilton nesta lista por muito tempo, pois tanto a Mercedes quanto o próprio “homem” deram dicas que farão um novo contrato.

O heptacampeão mundial deixou claro que quer voltar ao topo da Fórmula 1 após sua primeira temporada sem vitórias no esporte no ano passado, mas não é garantido que isso aconteça, caso ele consiga seu oitavo título este ano, o que seria o recorde histórico da Fórmula 1.

Logan Sargeant

O mais novo piloto de Fórmula 1 da América terá a chance de impressionar na Williams na próxima temporada, já que Sargeant está saindo da Fórmula 2.

Ele optou por escolher o número 2 para rodar em seu carro também em sua carreira e precisará ter um bom desempenho ao lado do bom e eficiente Alex Albon se quiser ganhar mais um ano na F1, tendo tirado Nicholas Latifi do segundo assento na equipe.

Nyck de Vries

Um excelente esforço em seu desempenho como substituto de Albon na Williams em Monza não apenas rendeu a De Vries seus primeiros pontos na estreia na Fórmula 1, mas também uma temporada em tempo integral com a AlphaTauri em 2023. O holandês de 27 anos conquistou títulos em praticamente tudo o que disputou em sua trajetória até a Fórmula 1 (campeão mundial de Kart, Fórmula Renault, Fórmula 2, Fórmula E…), mas finalmente terá sua chance de brilhar na equipe júnior da Red Bull no ano que vem.

E, se ele conseguir fazer isso, se credencia automaticamente para o lugar de Sergio Perez na equipe principal da Red Bull ao lado de seu compatriota, o atual bicampeão mundial Max Verstappen. Nyck é a maior ameaça a Perez, não Daniel Ricciardo, que será o reserva.

Yuki Tsunoda

Tsunoda admitiu sua surpresa por ter recebido uma segunda temporada na Fórmula 1 após uma primeira metade conturbada de seu ano de estreia em 2021, mas uma melhora geral em sua exibição ao lado de Pierre Gasly na AlphaTauri rendeu a ele o que será um terceiro ano decisivo na F1 2023.

O chefe da equipe, Franz Tost, sabe uma ou duas coisas sobre o desenvolvimento de pilotos, tendo visto muitos passarem pelas categorias juniores da Red Bull, e ele reconheceu que o que vem a seguir para o jovem piloto japonês depende “exclusivamente dele” para a próxima temporada.

Kevin Magnussen

Magnussen voltou à Fórmula 1 com o que Guenther Steiner descreveu efusivamente como um “retorno viking do caralho” com um excelente P5 no Bahrain e uma pole em Interlagos, retornando ao esporte em um contrato de dois anos para substituir o demitido Nikita Mazepin em Haas.

Nico Hulkenberg

‘Hulkenback’ tornou-se permanente após uma série de aparições como piloto reserva da Aston Martin, com Hulkenberg sendo escolhido em vez de Mick Schumacher para fazer parceria com Magnussen na Haas na próxima temporada.

Ele e Magnussen nunca se deram bem, mas juntos formarão uma das equipes de pilotos mais experientes do grid na F1 2023.

Zhou Guanyu

Uma estreia marcando na Alfa Romeo destacou o potencial de Zhou após sua saída da Fórmula 2, e ele impressionou o suficiente ao lado de Valtteri Bottas para receber mais um ano com a equipe em 2023.

Mas com o bem cotado jovem da Sauber, Théo Pourchaire, esperando nos bastidores e procurando uma chance, Zhou precisará provar novamente seu valor na equipe se quiser continuar por mais um ano.

Contratos de pilotos garantidos para além de 2023:

Red Bull

Max Verstappen: 2028
Sérgio Pérez: 2024

Ferrari

Charles Leclerc: 2024
Carlos Sainz: 2024

Mercedes

George Russell: “Contrato de longo prazo” de duração não confirmada assinado no início da temporada de 2022.

Alpine

Pierre Gasly: 2024 com opção para 2025
Esteban Ocon: 2024

McLaren

Lando Norris: 2025
Oscar Piastri: 2024

Aston Martin

Fernando Alonso: 2024
Lance Stroll: em andamento

Alfa Romeo

Valtteri Bottas: 2024

Williams

Alex Albon: Contrato para “2023 e além

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.