Quando os novatos vão pilotar um Fórmula 1 este ano?

segunda-feira, 21 de agosto de 2023 às 17:03

Fórmula 1

As equipes de Fórmula 1 certamente serão forçadas a cumprir um acordo em algum momento dessa temporada enquanto planejam quando colocar um piloto novato em seus carros de acordo com os requisitos da FIA.

Numa regra que entrou em vigor pela primeira vez para a temporada de 2022, cada equipe deve usar um piloto novato, definido como um piloto com dois ou menos GPs de experiência em dois TL1s durante uma temporada.

Ambos os pilotos de uma equipe devem ceder seu lugar para um novato, em vez de um piloto poder ficar de fora nas duas vezes.

Equipes planejando onde cumprir regra da FIA

Com a temporada F1 2023 agora com 12 corridas e restando ainda 10 para serem realizadas em apenas 14 semanas, muitas equipes estão vendo o tempo passar para colocar os novatos no carro, com 17 saídas ainda não contabilizadas.

Embora nenhum novato tenha aparecido em um TL1 nesta temporada, uma sub-regra significou o fato de que Oscar Piastri e Logan Sargeant entraram na F1 2023 como novatos, enquanto Nyck de Vries havia feito apenas uma largada antes de se juntar a AlphaTauri, a McLaren, a Williams e a própria AlphaTauri já podem contabilizar um novato cada uma. Mas falta mais um fim de semana para essas equipes.

A Fórmula 1 agora está chegando ao final da ‘temporada europeia’ e, portanto, enquanto Zandvoort e Monza no papel parecem oportunidades ideais, a Fórmula 2, onde os candidatos ao título são todos afiliados às equipes de F1 e correrão em ambas as rodadas, o que provavelmente dificulta às equipes de F1 os colocarem para fazer o TL1 nesses GPs.

Sabemos que um desses juniores, Frederik Vesti da Mercedes, participará do TL1 no GP da Cidade do México no lugar de George Russell, o que pode dar uma forte pista sobre onde outras equipes podem seguir o exemplo, considerando locais como Cingapura, Japão e a estreante Las Vegas neste trecho para a linha de chegada da F1 2023 não representam pistas ideais para estreantes.

Vamos então dar uma olhada em todas as 10 equipes para uma atualização de status em seus planos de novato e, onde houver lacunas a serem preenchidas, escolha qual piloto tem mais probabilidade de preenchê-la.

Red Bull (duas vagas de novato restantes)

Principal candidato: Liam Lawson

Atualmente buscando o título da Super Fórmula, Lawson deve preencher as participações de estreante da Red Bull, embora o México não seja uma opção, pois coincide com a rodada final da Super Fórmula.

A Red Bull, portanto, pode procurar recrutar pilotos como Ayumu Iwasa, também da equipe júnior, o que significa que seus planos são bastante flexíveis.

Mercedes (uma)

Principal candidato: Frederik Vesti

Já definido para participar do FP1 no GP da Cidade do México, espere que a Mercedes arrume mais um Tl1 para Vesti antes de 2023 terminar.

Aston Martin (duas)

Principal candidato: Felipe Drugovich

É quase certo que o piloto reserva da Aston Martin e atual campeão da F2 seja responsável pelos dois treinos da Aston Martin no TL1, embora ainda não se saiba como sua mudança para a Andretti na Fórmula E poderia impactar isso.

Ferrari (duas)

Principal candidato: Oliver Bearman

Atualmente em P6 no campeonato de F2, a Ferrari provavelmente recorrerá ao seu pupilo Bearman, mas se eles quiserem usar o TL1 em Zandvoort, Monza ou Abu Dhabi, por exemplo, quando Bearman estiver nas funções de F2, eles podem chamar seu piloto reserva Robert Shwartzman.

McLaren (uma)

Principal candidato: Pato O’Ward

Considerando a disputa McLaren-Alex Palou em andamento, O’Ward provavelmente ficará com a vaga final do TL1, já que o piloto reserva Mick Schumacher já tem muitas corridas na F1.

Alpine (duas)

Principal candidato: Victor Martins

A Alpine provavelmente precisará encaixar seus novatos no TL1 nas rodadas restantes da F2, com Martins provavelmente recebendo o assento, embora não descarte a perspectiva de compartilhar entre Martins e o outro competidor da F2 Jack Doohan, também membro da Alpine Academy.

Williams (uma)

Principal candidato: Frederik Vesti

O piloto dinamarquês pode ter um final de temporada muito ocupado, já que ele é o candidato óbvio para a Williams, ao lado da Mercedes, para preencher sua vaga final no TL1.

Haas (duas)

Melhor candidato: Pietro Fittipaldi

Embora Shwartzman e Bearman estejam na mistura considerando as ligações da Haas com a Ferrari, é mais provável que eles recorram ao piloto reserva Fittipaldi, que não corre na Fórmula 1 desde suas duas vezes na Haas em 2020 para cobrir o ferido Romain Grosjean.

Alfa Romeo (duas)

Melhor candidato: Theo Pourchaire

Outra equipe com o calendário da F2 para pensar, mas o líder do campeonato e junior da Sauber Pourchaire se sentiria extremamente maltratado se não for ele quem participar dos dois treinos da Alfa Romeo no TL1.

AlphaTauri (uma)

Principal candidato: Liam Lawson

Se a Red Bull vai escolher entre Lawson e Iwasa e onde eles acabam representando suas duas equipes, Lawson sente que é mais provável preencher a última vaga da AlphaTauri FP1, considerando que ele é um candidato a competir por eles na F1 em 2024.

 

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.