Quando a Ferrari pensou em deixar a Fórmula 1 e ir para a Indy

segunda-feira, 22 de novembro de 2010 às 19:07
Ferrari Indy

Ainda que pareça mentira, isto aconteceu. Este ambicioso projeto tinha como principal objetivo vencer as 500 Milhas de Indianápolis, única corrida que a Ferrari não pode ganhar neste tipo de competição, além é claro do campeonato da Indy.

Para encontrar as origens deste projeto, temos que remontar até 1986, quando “Il Comendatore” Enzo Ferrari teve a idéia de competir na Indy. Era uma época de resultados não muito bons para a Rossa e de um não muito feliz relacionamento com a FIA (leia-se Bernie Ecclestone). Em 11 de novembro daquele ano, quando foi celebrado o contrato de John Barnard com a Ferrari, a equipe projetou um novo carro. Os rumores então começaram a correr.

V8 Turbo

No ano seguinte, durante a Feira Automotiva de Genova na Itália, foi exposto um novo carro da marca. O Ferrari 637 tinha um motor V8 turbo-alimentado, de 32 válvulas (quatro por cilindro) e dois eixos. O projetista era o austríaco Gustav Brunner, o mais forte dentro da escuderia na F1 daquele ano. Esta era a apresentação do novo carro para a Indy, para alegria de muitos e preocupação para outros. O azar na F1 e as constantes ameaças de Enzo Ferrari em abandonar a categoria pareciam tomar corpo.

Enzo afirmou que o orçamento para competir na Indy seria menor, muito menor que o da F1. Se tomarmos como base que o orçamento da F1 sempre teve caráter ilimitado (tome-se como exemplo o novo contrato de Schumacher por mais três anos), dava para pensar que se a Ferrari excursionasse a sério na Indy, poderia obter o título facilmente, fazendo com que os custos das outras equipes se elevassem para poder competir com ela, a tal ponto que a categoria americana entraria em colapso. Na temporada de 1987, os maus resultados da Rossa na F1 fizeram Enzo desistir da idéia de competir também na Indy no ano seguinte e o projeto foi arquivado.

Tudo isto poderia ser tomado como verdade se não fosse por outro motivo, contado por pessoas próximas ao Comendador, que expõe o verdadeiro interesse da Ferrari em disputar o campeonato da categoria americana.

Como foi dito antes, as relações entre a Ferrari e a FIA não eram as melhores, mas a idéia de que esta rivalidade pudesse afetar a Fórmula 1 não tinha muitos adeptos. A FIA (principal beneficiada em contar com os serviços da Ferrari na categoria) não fazia nada para tentar amenizar as discrepâncias entre as equipes. Durante as maiores discussões houveram constantes ameaças e comunicados oficias por parte da Ferrari em abandonar a categoria. Bernie Ecclestone simplesmente não ligava. Para ele era impossível e descabida esta possibilidade, não dando a menor atenção ao assunto. Este descaso fez Enzo perder a paciência, conhecido por seu “pavio curto”, mandou construir o Ferrari 637 com a intenção de partir definitivamente para a Indy, abandonando de vez a F1.

Ferrari 637

Enzo Ferrari faleceu em 1988, ano que supostamente se daria o ingresso da Ferrari no campeonato da Indy. O projeto de participar na categoria foi enviado então para a Alfa Romeo. Os planos não duraram muito tempo, apesar da marca ter fabricado um motor para este fim. Ninguém retomou o projeto Indycar de Enzo Ferrari, que foi arquivado e esquecido.

Mas as perguntas ficam. Se a Ferrari tivesse ido mesmo para a Indy, o que teria acontecido com a Fórmula 1? Será que a equipe realmente abandonaria a categoria? Ninguém consegue imaginar o que seria da Fórmula 1 hoje, sem a marca do Cavalinho Rampante. Só se tem uma única certeza, a história da categoria mais famosa do mundo seria outra, completamente…

O que aconteceu com a Ferrari 637? Este carro encontra-se na Galeria da Ferrari, em Maranello, vendo seu primo, o F2002 levando todas atenções sem que o projeto Indycar (hoje CART) tenha se tornado uma realidade. Teria sido espetacular ver este carro vermelho em Indianápolis, Michigan ou Fontana. Uma pena…

Autora: Rita Italiano

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